Medalhistas de Brusque nos Jasc têm chances reais de participar das Olimpíadas
Eliane Martins, Mônica Araújo de Freitas e Cristiane dos Santos estão próximas de competir os Jogos Olimpicos, no Rio de Janeiro
Eliane Martins, Mônica Araújo de Freitas e Cristiane dos Santos estão próximas de competir os Jogos Olimpicos, no Rio de Janeiro
Depois de brilharem nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de 2015 representando o município de Brusque, o trio Eliane Martins, Mônica Araújo de Freitas e Cristiane dos Santos podem ter as oportunidades das suas vidas como atletas. Elas estão a poucos passos de serem confimadas na delegação brasileira que irá disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Quem confirma a informação é o professor João Nunes. O técnico da equipe de Brusque, a Apaab / RVB Malhas / FME, foi responsável por selecionar o grupo de competidores que é atual tricampeão dos Jasc. No início desta semana, Eliane conseguiu índice olímpico na prova de salto em distância, e é a mais próxima a ser garantida no grupo brasileiro.
Dos Jasc para o mundo
Saltadora por natureza, Eliane conquistou duas medalhas de ouro para Brusque em dezembro, durante os Jasc. Em sua especialidade, o salto em distância, a atleta não titubeou e garfou o ouro. A maior surpresa da competidora natural de Joinville foi no salto triplo. Inscrita apenas para faturar pontos, já que não é acostumada com a prova, ela foi a melhor entre todas e obteve seu segundo ouro.
Na segunda-feira, durante uma prova oficial da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Eliane se credenciou para fazer sua primeira participação dos Jogos Olímpicos. Seu resultado, 6,70m, é um novo recorde pessoal, e a coloca atualmente na segunda colocação do ranking mundial ao ar livre em 2016. “A expectativa de representar o Brasil é muito grande. Além de eu estar representando meu país, estaria realizando um sonho de competir as Olimpíadas”, afirma.
Eliane agora aguarda até o mês de julho, quando a convocação oficial será lançada. Três atletas do salto em distância serão convocadas, e por enquanto somente duas conseguiram índice, entre elas a joinvilense. Neste período, contudo, Eliane pode conseguir números até melhores, mas sua situação no momento é a de pré-convocação.