X
X

Buscar

Médica de Brusque faz BO contra paciente que adulterou atestado

Segundo a denúncia, a mulher mudou a duração de quatro para nove dias

Uma médica da rede municipal de saúde de Brusque prestou queixa contra uma paciente por falsidade ideológica, nesta terça-feira, 8, na Delegacia de Polícia Civil.

Segundo a denúncia, a paciente, 24 anos, consultou no dia 25 de abril em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Grávida de 30 semanas, ela estava com dores na lombar, por isso ganhou atestado para quatro dias.

No entanto, a paciente mudou o número quatro para nove, inclusive por extenso, e apresentou no local de trabalho. Segundo a médica, a mulher chegou a incluir no atestado adulterado o número de Classificação Internacional de Doenças (CID) CID-M-545, que indica dor lombar baixa.

Além disso, a paciente apareceu no dia 4 de maio novamente para consulta e disse à médica que o RH do trabalho dela havia perdido o atestado original. Por isso, precisava de um novo atestado, com nove dias.

A médica foi procurada por uma pessoa da empresa e soube das modificações, por isso fez boletim de ocorrência por falsidade ideológica.

O Município entrou em contato com a prefeitura, que respondeu em nota oficial. “A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretária de Saúde, informa que, em referência à profissional médica que registrou um Boletim de Ocorrência contra uma paciente por adulteração de atestado médico, a mesma agiu dentro da ética profissional. Em princípio, nenhuma medida administrativa será tomada, tendo em vista que a paciente não é servidora pública municipal”.