Médico Nelson Teich substituirá Mandetta no Ministério da Saúde
Novo ministro também defende o isolamento horizontal - quando todos ficam em quarentena
Novo ministro também defende o isolamento horizontal - quando todos ficam em quarentena
O oncologista Nelson Teich foi escolhido para assumir o Ministério da Saúde. Ele substitui Luiz Henrique Mandetta, que anunciou na tarde desta quinta-feira, 16, que teve a demissão oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro.
O novo ministro da Saúde é formado em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer e doutor em Ciências e Economia da Saúde pela Universidade de York, no Reino Unido. Além disso, ele tem o apoio da classe médica e da Associação Médica Brasileira (AMB), e boa relação com empresários do setor.
O médico foi consultor da saúde durante a campanha eleitoral de Bolsonaro, de quem se aproximou por meio do ministro Paulo Guedes (Economia).
Teich chegou a ser cogitado para comandar a Saúde antes de Mandetta, que foi indicado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).
Assim como Mandetta, o novo ministro também defende o isolamento horizontal – quando todos ficam em quarentena, diferente do modelo defendido por Bolsonaro, o isolamento vertical – quando apenas idosos e pessoas com doenças graves são colocadas na quarentena.
O tema foi um dos principais fatores de desgaste entre o presidente e o ex-ministro da Saúde.