Médicos de Brusque recebem capacitação sobre saúde mental
Objetivo é ampliar a rede de acolhimento prestando um serviço mais humanizado na porta de entrada do SUS
Objetivo é ampliar a rede de acolhimento prestando um serviço mais humanizado na porta de entrada do SUS
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Diretoria das Especialidades e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveu na manhã de quarta-feira, 10, uma capacitação com todos os profissionais médicos da rede pública. Em pauta, o acolhimento dos pacientes da chamada “Saúde Mental” nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo aqueles que apresentam algum sofrimento psíquico ou ainda usuários de álcool e drogas.
A porta de entrada para o SUS se dá através de uma primeira consulta na UBS mais próxima do usuário. O médico do programa Estratégia Saúde da Família e a equipe da Atenção Básica fazem os encaminhamentos necessários, conforme a patologia.
Se antes, o paciente apresentando depressão, ansiedade ou outro transtorno psiquiátrico, era imediatamente encaminhado ao CAPS, a nova proposta é começar o tratamento na própria UBS. Somente em casos mais graves, será feito o encaminhamento ao centro especializado. O objetivo, agora, é humanizar ainda mais quando da chegada de novos pacientes.
A responsável técnica médica da Prefeitura de Brusque, Nancy Tazioli Zantut, explica que o objetivo dessa formação continuada é melhorar o atendimento nas UBS, proporcionando ao paciente todo o aporte que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece. “Elaboramos um projeto e esta capacitação com os médicos é a primeira parte do trabalho. A secretaria de saúde decidiu no início de 2019 que um das metas é melhorar e ampliar o atendimento psicossocial”, comenta.
Segundo o médico de Saúde Mental, Felipe Ramon Gesser Cardoso, as Educações Continuadas fazem parte do trabalho do SUS, onde não só os médicos, mas todos os envolvidos na rede, precisam passar por essa capacitação. “Porém promoção em Saúde Pública não se faz somente pelos profissionais da área, mas sim por representantes da sociedade, como escolas, associações, ONG e entidades representativas”, analisa Cardoso, lembrando do compromisso de cada cidadão pela construção de saúde pública de qualidade.
Os próximos encontros serão mensais, sempre na segunda quarta-feira de cada mês entre 8h e 12h. Nestas datas, até dezembro, algumas UBS não terão atendimento médico, o que será amplamente divulgado com antecedência.