Meio ambiente é o principal tema de investigações abertas pelo MP-SC em Brusque
Dos 42 procedimentos iniciados nos últimos seis meses, 11 são sobre questões ambientais
Dos 42 procedimentos iniciados nos últimos seis meses, 11 são sobre questões ambientais
De agosto de 2021 até fevereiro deste ano, o Ministério Público (MP-SC) abriu 42 investigações para apurar possíveis irregularidades em Brusque, Guabiruba e Botuverá. As informações são do sistema on-line de inquéritos e processos do MP-SC.
Desses, 22 procedimentos foram abertos pela 6ª Promotoria de Justiça, que atua nas áreas do meio ambiente, criminal, de execução penal e de controle externo da atividade policial.
O principal tema das investigações nos últimos seis meses foi o meio ambiente. De agosto a fevereiro, a 6ª Promotoria de Justiça abriu 11 investigações relacionadas ao tema.
Destas, dois inquéritos investigam despejo irregular de resíduos, um inquérito apura construção em área de preservação, duas investigações tratam de dano ambiental, uma trata de irregularidades no corte de vegetação, três de irregularidades ambientais e outras três relacionadas à rede coletora de resíduos.
A 1ª Promotoria de Justiça, que tem atuação na área da fazenda pública e da infância e juventude, abriu oito investigações nos últimos seis meses. Entre os procedimentos, está a apuração da eleição de Botuverá e também investigação relacionada a apresentação da carteira de vacinação em Brusque, Guabiruba e Botuverá.
Com atuação na área criminal, de execução penal e do consumidor, a 4ª Promotoria de Justiça abriu seis investigações de agosto a fevereiro. A maior parte envolvendo venda casada, prática que acontece quando um fornecedor condiciona a aquisição de seu produto ou serviço à de outro.
Também são temas de investigações pelo Ministério Público, assuntos relacionados a obras e urbanismo.
Colaborou Vítor Souza