X
X

Buscar

Melhorar a saúde motiva corredores do Circuito de Corridas Unimed

Conheça as histórias de participantes da Etapa de Brusque, que aconteceu neste domingo, 7

A professora de educação física aposentada, Neusa Bezerra Museka, 79, veio de Blumenau para participar da etapa Brusque, da 7ª edição do Circuito de Corridas Unimed. Acompanhada pelo marido, Rubens Museka, 73, ela correu o trajeto de 5 km do circuito, já o filho, Louis Museka, 40, participou dos 10 km. O evento aconteceu na manhã deste domingo, 7, com a largada no Clube Santos Dumont, na rua Luiz Gongaza Werner, 70.

Quando tinha 75 anos, Neusa teve câncer de mama e retirou o quadrante de cada seio. Na época, os filhos corriam e davam as medalhas para ela de presente. “Depois da doença, e com o incentivo dos filhos, que me animei a começar a correr”, explica.

O objetivo aqui não é ganhar troféus. Junto com o marido e os filhos, a aposentada corre para melhorar a saúde. “Resolvemos continuar, porque senti uma melhora muito grande nas articulações. Comecei a sentir que as dores no joelho e no calcanhar diminuíram. Além do preparo físico e disposição, que também melhoraram”, conta.

Com a receita do cardiologista, Museka faz caminhadas pelas manhãs. “Eu me sinto muito bem. Às vezes nós fazemos os 5 km de manhã cedo”, diz. “Os exames estão todos bem”, complementa Neusa. Esta é a terceira corrida do ano que o casal participa junto, no total os dois já participaram de nove.

Nesta etapa, 123 pessoas fizeram o trajeto de 10 km; 384 dos 5 km, e 22 pessoas, e seus mascotes, participaram do Dog Run, de 2 km. No total, foram 529 inscritos, segundo a organização do evento.

O diretor vice-presidente da Unimed, Eduardo dos Santos Ballester, 40, também participou do desafio dos 5 km. Segundo ele, quem pratica exercícios físicos reduz os riscos de ter doenças cardiovasculares. “Não necessariamente a corrida, mas uma mudança de hábito, com caminhada diária ou pelo menos três vezes por semana, já tem uma redução no risco de morte por incidentes cardiovasculares”, explica.

Para ele, a corrida é um estimulo para as pessoas começarem a ter um hábito de vida saudável. “A partir disso, reduz o número de doenças, e no final, todo mundo sai ganhando”, completa.

Mudança de vida

O segurança Marcelo Araujo, 42, veio de Navegantes com a esposa, a vendedora Zoraide Maria Flores, 50, para participar. Ele começou a correr há um ano e meio e, desde então, emagreceu dez quilos e percebeu melhoras na saúde.

Luiz Antonello

“Eu era muito sedentário, não fazia nenhuma atividade física. A esposa começou a correr e fui acompanhar ela. Não parei mais, onde tem eventos estou participando”, conta. Araujo correu 5 km, já Zoraide, 10 km.

A história dela é um pouco diferente. Segundo a vendedora, ela foi ao médico porque estava com a pressão muito alta e acima do peso. “Eu disse para o médico que não aceitaria tomar remédio”, recorda. A indicação foi fazer alguma atividade física, ela começou a correr, perdeu 12kg e não precisou tomar o medicamento. “Tudo mudou, a minha saúde está muito bem”, finaliza.

A próxima etapa do circuito será em Mafra, no dia 18 de agosto. As inscrições vão ser abertas em breve, no site do evento.