Meninas começam a ser vacinadas contra o HPV em Brusque

Adolescentes de 11 a 13 anos receberão a primeira dose da vacina contra o vírus até o dia 31 de março nas escolas

Meninas começam a ser vacinadas contra o HPV em Brusque

Adolescentes de 11 a 13 anos receberão a primeira dose da vacina contra o vírus até o dia 31 de março nas escolas

As alunas de 11 a 13 anos da Escola de Ensino Fundamental Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz, no bairro São Pedro, receberam neste segunda-feira, 10 de março, a primeira dose da vacina contra o HPV. A escola foi a primeira a realizar a vacinação em Brusque, seguindo o cronograma da Secretaria de Saúde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mirela Correa, todas as escolas de Brusque receberão a equipe para vacinar as alunas na faixa etária da campanha. “Essa foi uma estratégia do Ministério da Saúde de que a vacina teria de ser aplicada nas escolas. Desde fevereiro estamos preparando todas as unidades escolares de Brusque para a vacinação”, diz.

As escolas foram divididas entre as unidades de saúde do município, que ficarão responsáveis por organizar a vacinação até o dia 31 de março. A vacina só pode ser aplicada com a autorização dos pais.

Porém, Mirela lembra que a vacina é muito importante para prevenir o câncer de colo de útero e, por isso, é importante os pais assinarem a autorização. “A vacina é quadrivalente, protege contra quatro tipos de vírus causadores do câncer de colo de útero. Inclusive, os tipos 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos casos da doença no Brasil”.

No bairro São Pedro, todas as autorizações foram assinadas pelos pais. Foram vacinadas mais de 20 meninas no período da manhã, e mais 24 à tarde. Hoje, mais uma turma de adolescentes será vacinada na escola. “A nossa meta é vacinar mais de 2.200 meninas nas escolas aqui em Brusque”, calcula Mirela.

A vacina será aplicada em três doses: agora em março, em setembro, e daqui a cinco anos. A vacinação será implantada de forma gradativa. Neste ano, serão vacinadas as adolescentes entre 11 e 13 anos; em 2015, as adolescentes de 9 a 11 anos e a partir de 2016, as meninas de 9 anos de idade. 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio