Menino negro e autista leva cusparada em terminal de ônibus em Blumenau e mãe faz desabafo
Caso ocorreu no último dia 29, no terminal da Fortaleza
Caso ocorreu no último dia 29, no terminal da Fortaleza
aina Amorim e seu filho, um menino de nove anos negro e autista, sofreram um grande constrangimento no último dia 29, em Blumenau. Ao descerem do ônibus, no terminal da Fortaleza, o garoto levou uma cusparada de alguém que passou ao seu lado.
Segundo Jaina, o ato foi rápido, e ela não conseguiu observar quem teria tomado essa atitude. O cuspe foi registrado, no braço do menino. “Temos certeza ser um ato de racismo, pois a pessoa teve audácia de tirar a máscara, que é obrigatório o uso no terminal, para fazer esse ato ilícito”, desabafou a mãe.
Ela passou a gritar para saber quem teria feito a cusparada, mas ninguém respondeu ou se manifestou. Em seguida, ela foi direcionada à administração do terminal. A gerência do local afirmou para Jaina que realizará uma sindicância interna para apurar e alertar possíveis casos em outros terminais com as mesmas características.
Em uma publicação que teve muita repercussão no Facebook, ela pede ajuda para que o fato seja compartilhado e fatos como esse não se repitam.
A história foi motivo de grande repercussão também no Instagram. O mestrando em Direito, Leonardo Idenio, que tem como sua pesquisa a história dos negros africanos e afrodescendente em Santa Catarina, fez uma longa postagem se sensibilizando com o caso, que, por sua vez, também recebeu uma enxurrada de comentários em apoio à mãe e ao menino