Mês de junho teve as temperaturas mais baixas dos últimos anos em Brusque
Enquanto a temperatura média ficou em 15,1ºC a quantidade de chuva registrada foi de 70.5 mm
Enquanto a temperatura média ficou em 15,1ºC a quantidade de chuva registrada foi de 70.5 mm
As ondas de frio intenso que atingiram Brusque durante o mês passado, sobretudo na primeira quinzena, registraram temperaturas históricas para a região: em comparação ao mesmo período dos anos anteriores, junho deste ano foi o mais frio. Além disso, também foi o menos chuvoso dos últimos anos.
Leia também: Brusquenses pedem área de lazer na praça Barão de Schneeburg
Alcançando mínima de até 1,6ºC, o mês passado assinalou média de 15,1ºC. Em junho do ano passado, por outro lado, a menor temperatura registrada foi de 5,4ºC e a média ficou em 18,3ºC.
Assim como 2015, os anos de 2014 e 2013 também tiveram média superior a 18ºC. Ambos registraram média de 18,5ºC. Enquanto isso, as mínimas dos dois anos foram diferentes entre si. Em 2014, a menor temperatura registrada foi de 8,7ºC e, em 2013, foi de 5,7ºC.
Os dados, computados pelo blogueiro do jornal Município Dia a Dia e proprietário de três réplicas de estações meteorológicas em Brusque, Ciro Groh, são da estação localizada no bairro Rio Branco.
Chuva
Junho de 2016 também registrou a menor quantidade de chuva em comparação aos mesmos meses dos últimos quatro anos. Segundo dados da Defesa Civil de Brusque, choveu 70.5 milímetros no mês passado.
Já os anos anteriores registraram 100 milímetros (2015), 223 milímetros (2014) e 195 milímetros (2013) de chuva no mesmo mês.
Previsão do tempo
Segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o tempo deve se manter estável até quarta-feira, 6, com predomínio de sol e pouca nuvem. De quarta para quinta-feira, a frente fria deve chegar à região.
“A chegada da frente fria vai provocar chuva não só na região como em todo o estado, depois da chuva, a temperatura começará a cair ainda mais”, explica.
Ainda de acordo com Martins, o nevoeiro que atinge a cidade nos períodos da noite e da manhã deve continuar nos próximos dias.