Mesa-redonda abre exposição inédita sobre os povos indígenas no museu Casa de Brusque
Evento foi realizado na noite de quarta-feira e deu início a Semana Nacional dos Museus na Casa de Brusque
Na quarta-feira, 17, foi realizada a abertura da exposição “Os Povos Indígenas e a Colonização Europeia no Vale do Itajaí-Mirim: Histórias de Contato”, no museu Casa de Brusque. A exposição integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus e estará aberta a visitação até agosto.
Na abertura da exposição, foi realizada a mesa-redonda “Os Povos Indígenas e a Colonização Europeia”, com mediação do presidente do museu Casa de Brusque, Ricardo Vianna Hoffmann.
A conversa também contou com a participação de Walderes Coctá Priprá, do Povo Laklãnô-Xokleng, Julie Francine Ricardo, colaboradora do museu Casa de Brusque e Eder Ribeiro Oliveira, museólogo.
“Consideramos que é importante promover ações em prol da cultura e do patrimônio para fomentar a difusão do conhecimento considerando o acervo salvaguardado em nossas casas museais. A mesa-redonda foi um momento de aprendizagem”, declara o presidente do museu Casa de Brusque.
O evento foi promovido pelo Projeto Cultural “Preservação e difusão do acervo do Museu Casa de Brusque (PRONAC 223140)”, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio das empresas patrocinadoras Engepeças, Tinturaria Florisa, Havan, Irmãos Hort, Stock Archer, WEG e ZEN S.A.
Programação
Visitas mediadas: até 31 de maio das 9h às 16h;
Exposição online: até 21 de maio através das redes sociais. A versão digital é composta por postagens diárias nas redes sociais do museu.