Mesmo após acordo para fim da greve, perícia no INSS de Brusque segue limitada nesta segunda-feira
Morador de Joinville veio a Brusque e foi surpreendido ao saber que consulta foi reagendada
Morador de Joinville veio a Brusque e foi surpreendido ao saber que consulta foi reagendada
Mesmo após o acordo para o fim da greve dos médicos-peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a unidade de Brusque segue com atendimento limitado. Nesta segunda-feira, 23, a previsão era que todos os servidores retornassem às atividades, segundo a Associação Nacional de Médicos-Peritos (ANMP).
“Em virtude do disposto no acordo, o retorno ao trabalho de todos os servidores grevistas ocorrerá a partir de segunda-feira, 23 de maio”, diz trecho de comunicado do ANMP. Entretanto, durante a manhã no INSS de Brusque, apenas um médico-perito estava atuando no atendimento aos pacientes.
O acordo foi firmado após negociações entre a entidade e o Ministério do Trabalho e Previdência, após 52 dias de paralisação. No comunicado que anuncia o fim da greve, a associação diz ter garantido que os 18 itens da pauta de reivindicações fossem totalmente atendidos.
Entre as demandas estavam reivindicações referentes ao reajuste salarial, reposição de benefícios e ajustes no plano de carreira. Na oportunidade, foi assinado o termo de acordo de reposição.
Por volta de 10h, um morador de Joinville que tinha consulta com o médico-perito agendada para a manhã desta segunda-feira em Brusque, foi surpreendido quando chegou à unidade e foi informado que a consulta havia sido reagendada. Ele estava com o braço quebrado e buscava auxílio do INSS.
O paciente afirma que foi transferido para Brusque justamente por causa da greve. Para ser atendido em Joinville, o agendamento teria que ser feito a partir do mês de agosto. Sendo assim, conseguiu uma data mais próxima em Brusque e veio para a cidade de carona nesta manhã.
A informação de que o atendimento foi reagendado foi dada a ele pelo segurança no momento em que tentou entrar no prédio do INSS. Lá, recebeu uma folha em que constava que o atendimento foi passado para o fim de junho.
O paciente lamentou a troca na data e disse que não foi informado anteriormente de que haveria alteração. Inclusive, ele afirma que confirmou recentemente que o atendimento na unidade do INSS de Brusque estava marcado para esta segunda-feira.
Conforme apurado por O Município no local, o número de agendamentos para perícias no INSS aumentou e há uma pilha de documentos sobre as consultas reagendadas ao lado da porta da unidade.
No dia 16 de maio, moradores que buscavam atendimentos previamente agendados com os médicos-peritos do INSS de Brusque foram impedidos de entrar no prédio. Um deles veio de Itapema para a consulta. Irritados com a situação, eles acionaram a Polícia Militar e um boletim de ocorrência foi registrado.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: