X
X

Buscar

Mesmo debaixo de chuva, desfile alegórico de Natal anima ruas de Guabiruba

Famílias foram para as ruas assistir a passagem de 14 carros pelos bairros da cidade

Papai Noel, Pelznickel, o presépio, figuras folclóricas da cidade e vários outros personagens do Natal desfilam por Guabiruba neste domingo, 5. No total, 14 carros alegóricos partiram do bairro Lageado Baixo em direção ao Guabiruba Sul, Imigrantes, São Pedro, Centro e Aymoré. O início aconteceu por volta das 16h20, e a previsão é que só termine após às 21h.

Crianças já aguardavam no portão da Igreja Adventista do Lageado Baixo cerca de uma hora antes do início do desfile | Foto: Bruno da Silva/O Município

Muitas crianças e várias famílias aguardavam o início do desfile em frente à Igreja Adventista do Lageado Baixo. Mesmo sob chuva, as pessoas foram para frente de suas casas ao longo do trajeto, para verem a beleza dos carros alegóricos, puxados por um trio elétrico, e também juntar os doces distribuídos por quem desfilava.

A prefeitura ainda disponibilizou ônibus saindo dos bairros Lageado Alto, Planície Alta e Pomerânia para fazer o transporte de quem quis acompanhar o desfile.

Prefeito Valmir Zirke e vice Cledson Kormann estavam em um dos carros | Foto: Bruno da Silva/O Município

Adaptação

Por causa da pandemia, o tradicional desfile não foi realizado em 2020. Normalmente, os carros alegóricos desfilam apenas no Centro de Guabiruba, mas, para evitar aglomerações e também manter a tradição, a prefeitura preferiu adaptar o evento neste ano.

“O desfile vinha crescendo todo ano, mas não realizamos ano passado por causa da pandemia. Esse ano, por precaução, fizemos uma coisa diferente. Escolhemos esse formato, passando nos bairros. Não conseguimos atingir todos, por isso disponibilizamos os ônibus. É quase um evento piloto, mas divulgamos bastante e esperamos que a comunidade possa curtir bastante e com segurança. É importante não deixarmos passar em branco”, diz o secretário de Turismo, Andrei Mueller.

Grupo de papais noéis desfilou em cima de caminhão com mesa de café farta | Foto: Bruno da Silva/O Município

Devido à dinâmica do evento, a prefeitura não conseguiu convidar grupos particulares e empresas para desfilarem. Para não ficar muito longo, a prioridade foram as associações culturais, como a Sociedade do Pelznickel, os grupos de danças alemão e italiano, o presépio vivo, o coral Cristo Rei e a Associação Visite Guabiruba (Avigua), entre outros.

“Desde a nossa fundação, em 2005, participamos dessas ações junto com a prefeitura. Hoje, viemos em cerca de 25 associados, que estão aqui para levar à população um poucos dos atrativos de Guabiruba, como o São Nicolau e o dragão de Guabiruba”, conta o presidente da Avigua, Edemilson Nicolau Huber.

Avigua participa dos desfiles da cidade desde sua fundação | Foto: Bruno da Silva/O Município

A Sociedade do Pelznickel mandou 12 de seus “papais-noéis do mato” para o evento. Os veículos que eles estavam sendo transportados inclusive foram adaptados para o desfile, que seguiu durante a noite.

“Instalamos alguns luzes para dar mais alguns efeitos especiais. Colocamos seis em cada carretinha, fizemos uma escala por causa dos eventos que vamos participar”, explica o responsável da sociedade pelo desfile, Vandrigo Kohler.

No total, 12 Pelzickels animaram o evento | Foto: Bruno da Silva/O Município

Mais fotos do desfile

Grupo Tutti Buona Gente participou em peso do evento | Foto: Bruno da Silva/O Município
Realeza da Festa da Integração participou do desfile | Foto: Bruno da Silva/O Município
Presépio Vivo, do Guabiruba Sul, teve seu próprio carro alegórico | Foto: Bruno da Silva/O Município
Pequenos dragões de Guabiruba desfilaram em jaula | Foto: Bruno da Silva/O Município
Reitora da Unifebe, Rosemari Glatz desfilou em um dos carros | Foto: Bruno da Silva/O Município

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube