X
X

Buscar

Meta da cobertura vacinal da gripe em Brusque está abaixo do esperado

Apenas metade do público de idosos e crianças já recebeu a vacina; estes grupos são mais suscetíveis a forma grave da doença

A cobertura vacinal da gripe em Brusque está abaixo do esperado. Resultado disso é a meta estabelecida para este ano, que está apenas em 55% do valor determinado.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde de Brusque, Ariane Fischer, a meta é vacinar 38,6 mil pessoas, mas apenas 16,2 mil tomaram o imunizante.

Outro fator preocupante apontado por ela é a baixa cobertura vacinal nas faixas etárias extremas. Apenas 51% dos idosos e 42% das crianças tomaram a vacina contra gripe. Ariane lembra que essas idades são as mais suscetíveis a agravamento dos sintomas.

Em contrapartida, desde que a vacinação contra gripe foi liberada para todos os públicos, a pasta tem registrado aumento da procura, especialmente de pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários. Os jovens e adultos entre 20 e 50 anos são os que mais procuram o imunizante.

Reforço na imunização

Enquanto a Secretaria de Saúde tiver doses da vacina contra a gripe, elas estarão disponíveis ao público nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Todas as UBS estão engajadas, estão participando de uma gincana entre as equipes para aumentar a cobertura vacinal. Realizando busca ativa e campanhas de conscientização”, explica Ariane.

Apesar da publicação da Secretaria de Estado da Saúde, que esclareceu que as vacinas da gripe e da Covid-19 podem ser tomadas no mesmo dia, muitas pessoas desconhecem essa informação. Por esse motivo, a diretora diz que os vacinadores oferecem as duas doses para quem procura o imunizante e caso ainda não tenha tomado um dos dois.

“Estamos no momento que se chama a fase sazonal da doença, ficamos em locais fechados, mãos com luvas, na qual se diminui a higiene das mesmas, o que resulta na proliferação do vírus. Por vezes somos surpreendidos com uma gripe que pode se agravar, e por vezes não dá pra prever se será só um resfriado ou a forma grave. A vacina protege a forma grave. Por isso a importância de tomar a vacina o mais breve possível”, finaliza a diretora.

Confira onde se vacinar

– Na Policlínica, das 8h às 20h;
– No espaço térreo da Vigilância em Saúde, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
– Nas UBS, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, nos bairros:
– Jardim Maluche;
– Planalto;
– Guarani;
– Santa Terezinha;
– Santa Rita;
– Águas Claras (da 8h às 11h30);
– Paquetá;
– Dom Joaquim;
– São Luiz;
– Steffen;
– Limeira Baixa;
– Bateas;
– Ponta Russa;
– Rua Nova Trento.