X
X

Buscar

Metalúrgicos definem pauta de reivindicações em primeira reunião da convenção coletiva 2019/2020

Reunião foi realizada neste domingo

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) realizou na manhã deste domingo, 10, no auditório do sindicato, a primeira reunião da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020.

Foi aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras presentes o percentual de reajuste salarial para a categoria que será negociado com o sindicato patronal (SIMMEBr). Ficou definido no texto que o valor será o acumulado da inflação nos últimos doze meses (de maio de 2018 até abril de 2019), com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC (que ainda não está fechado, mas a projeção é de 4,19%), mais aumento real de 5% (somando os dois a estimativa é de cerca de mais de 9%).

Na votação, ainda foi discutido o reajuste do piso para R$ 1.530. Atualmente, o piso da classe é de R$1.380. Foi votada ainda a manutenção de assistência social de saúde da categoria, pagamento de 50% dos medicamentos com receita médica, prêmio assiduidade e continuidade das demais cláusulas sociais, entre outras. No total, o documento possui 42 cláusulas.

Em 2019, no mês de fevereiro, diversos grupos de trabalhadores de empresas da categoria se reuniram, a convite do presidente do Sintimmmeb, Eduardo de Souza e a diretoria, para elaborar, juntos, o documento do rol de reivindicações, votado e aprovado durante a assembleia.

“Nesse ano fizemos uma mudança na forma como se conduz o processo da Convenção Coletiva. Chamamos os trabalhadores para participar da elaboração dos itens da Convenção Coletiva. Isso é importantíssimo porque, além de aproximar os metalúrgicos e participarem mais ativamente das decisões do sindicato, o poder de negociação é muito maior. O objetivo é conquistar um salário realmente digno pra classe, aumento real pra categoria e ampliar os benefícios sociais”, comentou o presidente do Sintimmmeb, Eduardo de Souza.

Agora, o documento será encaminhado ainda esta semana ao sindicato patronal e, em seguida, será iniciada a negociação. A data base do Sintimmmeb para fechar o acordo é 1º de maio.