+

Meteorologista diz que novembro será chuvoso em Santa Catarina

Ronaldo Coutinho afirma, no entanto, que é cedo para dizer que se haverá nova enchente

Meteorologista diz que novembro será chuvoso em Santa Catarina

Ronaldo Coutinho afirma, no entanto, que é cedo para dizer que se haverá nova enchente

Circulam no WhatsApp e no Facebook boatos de que a partir de sábado, 31, as chuvas voltarão em grande volume e que há risco de enchentes de grande porte em algumas regiões de Santa Catarina. A reportagem entrou em contato com o meteorologista Ronaldo Coutinho, que informa que a previsão é que a primeira quinzena do mês de novembro seja bastante chuvosa.

De acordo com ele, o período entre os dias 3 e 12 de novembro exigirá atenção devido ao volume alto de chuvas. “O Vale do Itajaí tem risco de ter novas cheias, mas ainda não sabemos se vai pegar Brusque ou não. Isso só será possível saber uns dois dias antes”.

Sem trégua

Praticamente desde o início da primavera, na segunda quinzena de setembro, que as chuvas não deram trégua em Santa Catarina. Os períodos de intervalo entre os dias chuvosos foram curtos, em geral acompanhados de umidade do ar elevada.

Desde o primeiro dia de setembro até o dia 24 de outubro, os totais de chuva superaram os 400 mm em grande parte do Estado. Os maiores acumulados, acima de 700 mm, foram registrados no Meio Oeste (Campos Novos, Tangará), parte serrana da Grande Florianópolis (Rancho Queimado), Sul (São Joaquim, Meleiro) e Norte (Joinville) de SC. Em Rio do Campo, no Alto Vale, este total ficou próximo de 800 mm (maior registro até o momento).

A passagem frequente de frentes frias, a atuação persistente de sistemas de baixa pressão que se intensificam no Paraguai e a atuação da corrente de jato em baixos e altos níveis da atmosfera resultaram em uma condição de tempo que favoreceu as chuvas persistentes no estado. Alguns destes eventos foram acompanhados por fortes temporais nas regiões catarinenses e os registros de granizo também foram bem mais frequentes do que o normal nesta primavera de 2015.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo