X
X

Buscar

Meteorologistas afirmam que pode nevar na região neste ano

Ocorrência, no entanto, apenas poderá ser detectada entre um e quatro dias antes do fenômeno

As temperaturas mínimas registradas em Brusque nos últimos dias, inclusive com geada em alguns bairros, levantaram a questão sobre a possibilidade da ocorrência de fenômeno semelhante ao registrado em 2013 na região: a neve.

Leia também: Procuradoria da prefeitura denuncia Prudêncio Neto por improbidade administrativa

Meteorologistas entrevistados pela reportagem afirmam que o fenômeno pode ocorrer novamente em 2016. Eles alertam, porém, que apenas é possível detectar a queda de neve quatro dias antes do evento.

“A neve pode acontecer, mas temos que esperar. Não é um fenômeno que se detecta com 15 dias. Só conseguimos detectar entre um dia e quatro dias aproximadamente antes do fenômeno”, afirma o meteorologista da Epagri-Ciram, Clóvis Correa.

Assim como Correa, o meteorologista Ronaldo Coutinho também não descarta a ocorrência de neve na região. Ainda segundo ele, o inverno começou mais cedo neste ano – embora o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) diga que a estação tem previsão de iniciar às 19h34 do dia 20 de junho.

Leia também: Preço da gasolina segue em queda em Brusque

“O inverno já começou. E mais cedo do que nos anos anteriores. Mas ainda tem muito frio pela frente. Em julho deve ter algum período de frio mais intenso. E a neve é mais favorável entre julho e agosto”, afirma Coutinho.

Inverno típico

Da mesma forma que o outono foi típico na região, o inverno também deve ser. Para o meteorologista da Epagri-Ciram, os indicativos meteorológicos preveem ondas de frio intenso entremeadas por períodos chuvosos.

“Ano passado não teve frio. O último inverno frio havia sido registrado em 2013 no estado. Estamos esperando um período típico com mínimas de 11°C e máximas de 18°C. Além das características típicas do nosso inverno, como chuvas”, afirma Correa.

Próximos dias

Apesar de os meteorologistas afirmarem que pode nevar no inverno deste ano, nos próximos dias a temperatura deve amenizar. A onda de frio, que fez os termômetros de Brusque alcançarem mínimas na casa do 1°C, deve se afastar.

“A princípio, tanto a temperatura mínima quanto a máxima vão subir. Com isso, há possibilidade de chuva a partir de quinta-feira. O mau tempo deve seguir até domingo. A partir da próxima semana, a temperatura deve cair novamente com o fim da chuva”, explica Correa.


Geada

Conforme matéria publicada na segunda-feira, 13, no Município Dia a Dia, a manhã do último domingo, 12, foi a mais fria do ano em Brusque até agora – o bairro Rio Branco registrou 1,6 °C. Segundo Ciro Groh, blogueiro do Município Dia a Dia que tem réplicas de estações meteorológicas em Brusque, a última geada na cidade havia sido registrada em 2013, justamente nos dias anteriores à neve que caiu na região naquele ano.


A neve de 2013

Na madrugada do dia 23 para o dia 24 de julho de 2013, bairros de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e Vidal Ramos registraram queda de neve. De acordo com a Epagri/Ciram na época, foi a primeira vez que o fenômeno aconteceu na região. Desde os anos 90, quando o órgão iniciou o monitoramento do clima no estado, não havia histórico de neve no Vale do Itajaí-Mirim. Naquele ano, segundo a estação meteorológica de Ciro Groh localizada no bairro Rio Branco, a mínima foi de 0,2 °C.