Meteorologistas preveem queda brusca na temperatura nesta semana
A partir de quarta-feira, 8, a previsão é de que as mínimas devem beirar os 5°C em Brusque
Uma massa de ar frio oriunda do Polo Sul e que atualmente atinge a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul deverá se deslocar até Santa Catarina nesta semana e deverá provocar queda na temperatura. Os meteorologistas preveem que, a partir de quarta-feira, 8, as mínimas devem beirar os 5°C em Brusque.
Com o frio mais intenso, as chuvas deverão passar longe da região. Segundo Erikson de Oliveira, meteorologista da Epagri/Ciram, o clima deverá estar mais seco, em consequência, o nevoeiro também não atinge o município.
“Ainda é uma previsão um pouco mais estendida, não dá para ter certeza, mas a princípio a semana inteira deverá ser mais fria, com a temperatura não passando dos 20°C, principalmente no fim da semana”, explica.
O meteorologista afirma também que na região serrana, por exemplo, a temperatura deverá ficar abaixo dos 0°C, sobretudo nas manhãs de quarta e quinta-feira. Ainda de acordo com Oliveira, o outono, que termina no dia 20 deste mês, atingiu a previsão dos meteorologistas em Brusque: temperaturas típicas do período.
Maio mais frio
A média da temperatura do mês de maio deste ano foi a mais baixa dos últimos quatro em Brusque. A informação é do blogueiro do Município Dia Dia, Ciro Groh, que possui réplicas de estação meteorológica na cidade.
Segundo Groh, a média do mês ficou em 18,8°C – quase dois graus a menos do que nos dois anos anteriores. Em 2015, a média ficou em 20,3°C e, em 2014, ficou em 20,7°C. Em 2013, no entanto, a temperatura ficou apenas um grau a menos do que a deste ano (19,7°C).
O volume de chuva, por outro lado, não se sobressaiu aos anos anteriores. Em maio de 2016, choveu 146,4 milímetros. Já nos anos anteriores, choveu 224,6 milímetros, 84,1 milímetros e 74 milímetros (em 2015, 2014 e 2013, respectivamente).