Meu Tempero: Canole siciliano recheado com creme de mascarpone e calda de frutas vermelhas com sorvete
Ingredientes
Canole
- 300 gramas de farinha
- 1 xícara (chá) pequena de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 ovo
- 1 gema
- 1 clara (reservar para fechar o tubo)
- 2 colheres (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (café) cheia de canela em pó
- 10 ml de cachaça
- 50 ml de vinho licoroso branco
- Baunilha a gosto
- Azeite de canola para fritar
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes (a manteiga em temperatura ambiente). Sove tudo muito bem por no mínimo dez minutos até a massa ficar bem lisa e homogênea. Abra a massa com um rolo de macarrão numa espessura fina (mais ou menos dois milímetros) e corte com um aro ou com a boca de um copo grande e enrole em tubos de alumínio untado. Frite em óleo quente em imersão e deixe secar em uma tela vazada ou peneira de aço. Nunca coloque papel toalha, pois os tubinhos irão encharcar.
Creme de mascarpone
Ingredientes
- 250 gramas de queijo mascarpone
- 3 colheres de açúcar
- 3 gemas
- Extrato de baunilha a gosto
Modo de preparo
Bater o açúcar com as gemas até formar um creme liso. Acrescentar o queijo e a baunilha e misturar bem. Reservar na geladeira.
Calda de frutas vermelhas
Ingredientes
- 150 gramas de morangos maduros
- 150 gramas de amoras
- 150 gramas de framboesas
- 3 colheres de açúcar
- 1 copo grande de suco de laranja peneirado
Modo de preparo
Numa panela, colocar todos os ingredientes e cozinhar em fogo médio por cerca de 30 minutos. Desligar o fogo e bater tudo no liquidificador. Peneirar e reserva na geladeira.
Montagem
Rechear os canoles com o creme de queijo mascarpone. Dispor duas colheres da calda de frutas vermelhas num prato. Acrescentar uma bola de sorvete de baunilha. Sobre o sorvete por o canole e decorar a gosto.
Eder Gonçalves
54 anos, morador do São Luiz em Brusque, advogado, casado, duas filhas
Pelo prazer de servir as pessoas e por gostar de criar sabores, há cerca de 30 anos Gonçalves junta os amigos e a família para cozinhar. Para ele, a criatividade e o conhecimento dos produtos utilizados são indispensáveis para a elaboração de bons pratos.
Geralmente o advogado cozinha para poucas pessoas, mas já chegou a preparar um cardápio sozinho para 90 convidados na comunhão de suas filhas.
O canole siciliano é especial para Gonçalves, já que ele adora mascarpone, e após degustar canole, recheado com ricota, em viagem a Itália, quis misturar sabores. O canole é recomendado no café, chá da tarde ou como sobremesa. Também pode ser acompanhado por vinho do porto.
Envie sua receita para leitor@municipiomais.com.br