X
X

Buscar

Michel Temer pode cancelar presença no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção

Temer, aqui Que ninguém se surpreenda se hoje, tudo de repente, o presidente Michel Temer não vier mais a Florianópolis para participar da solenidade de abertura do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção. Tudo estava de pé até ontem à noite, mas também havia um plano B prevendo o cancelamento porque o atual governo […]

Temer, aqui
Que ninguém se surpreenda se hoje, tudo de repente, o presidente Michel Temer não vier mais a Florianópolis para participar da solenidade de abertura do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção. Tudo estava de pé até ontem à noite, mas também havia um plano B prevendo o cancelamento porque o atual governo não consegue saber o que de ruim vai acontecer no minuto seguinte. A visita foi decidida tão em cima da hora que o credenciamento para a imprensa foi aberto somente ontem e fecha às 13 horas de hoje.

Treinamento da PF
Depois de tantas falhas, dentre elas as da tresloucada Operação Ouvidos Moucos, na UFSC, a Polícia Federal finalmente se deu conta de que precisa melhorar sua comunicação. Fará um treinamento de mídia para diretores e superintendentes do órgão nos estados a fim de melhorar suas manifestações à imprensa. A delegada Erika Marena tem que ficar na primeira fila.

DEM e Podemos
O pré-candidato a governador e presidente estadual do Democratas, o deputado federal João Paulo Kleinübing, reuniu-se ontem com o presidente estadual do Podemos, Vilson Sandrini, e membros da executiva do partido, em Florianópolis, para tratar de parcerias. Nacionalmente, as duas siglas vem estreitando laços e o mesmo pode acontecer em SC, já que tanto o projeto de Álvaro Dias à Presidência quanto o de Kleinübing visam se apresentar como alternativas diferenciadas ao eleitorado.

Municipalista
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) elegeu o deputado federal Jorginho Mello (PR-SC) como o parlamentar mais municipalista em SC e o 12º do Brasil. A entrega do prêmio foi ontem em Brasília. O estudo é realizado com base no Observatório Político da entidade, que analisa as votações de projetos que são positivos para as prefeituras brasileiras. Os parlamentares são listados e recebem uma pontuação de acordo com as votações. Os que votarem favoravelmente aos municípios ganham pontos, os que votam contra perdem.

Responsabilidade social
Maior rede de móveis e eletro de SC, a Berlanda foi reconhecida como empresa que trabalha com responsabilidade social junto a detentos do sistema penitenciário. O selo Resgata é uma iniciativa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que reconhece empresas e instituições que contratam pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. A iniciativa existe desde 2009. Cerca de 320 detentos produzem estofados, camas box e travesseiros.

Exclusão
A Universidade do Estado (Udesc) definiu a lista das obras literárias do Vestibular de Verão 2019, que será realizado dia 25 de novembro, com mais de mil vagas gratuitas de cursos presenciais de graduação, para início no primeiro semestre do próximo ano. As leituras dos livros são obrigatórias para a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. A lamentar – e lamentar mesmo – a ausência de títulos de autores catarinenses. Bem que a escritora florianopolitana Edla Van Steen, falecida recentemente, merecia uma homenagem assim.

Intromissão nociva
A Justiça do Paraná anulou decreto prevendo que processos de tombamento de bens culturais tenham início somente após anuência do governador. Evidentemente que assim deixariam de ser avaliados tecnicamente para serem julgados com viés político. Em SC virou mania, agora, tal papel ser assumido por deputados estaduais, passando por cima da Fundação Catarinense de Cultura, que tem tal prerrogativa dada pela lei 5.846/1980 e decreto 2.504/2004. Que tal o MP-SC intervir e exigir, apenas, que a lei seja respeitada? Fácil, não?

Bullying
O presidente Michel Temer sancionou anteontem lei de combate ao bullying nas escolas, atualizando outra de 1996, agora incluindo a responsabilidade das escolas em promover medidas de combate à prática. Acerca do assunto, merece mérito o agora prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), que quando deputado estadual apresentou projeto que derivou na lei estadual 14.651, de 12 de janeiro de 2009, a segunda do gênero no Brasil.

Trânsito
Preocupados em tirar o Brasil da incômoda quinta posição no ranking de países com mais mortes no trânsito, parlamentares vem se mobilizando para aprovar projetos sobre o tema no Congresso Nacional. Em 2017, algumas propostas avançaram e já viraram leis. É o caso do PLC 47/2016, que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes no Trânsito. Dentre dezenas de outras propostas tratando do assunto está o projeto 158/2017, do senador Dário Berger (MDB-SC), que transforma em lei a Resolução 638/2016 do Contran, que destina a aplicação dos valores arrecadados com multas para serviços de pavimentação, recapeamento, tapa-buracos e recomposição de pista, e para adequar calçadas.