X
X

Buscar

Milhares de pessoas assistem ao desfile de Natal de Guabiruba

Evento levou para a rua principal da cidade elementos que marcam o Natal em diversos países

Milhares de pessoas reservaram a noite deste sábado, 30, para assistir o desfile do Natal Mágico de Guabiruba.

A rua Brusque, onde tradicionalmente acontece o evento, ficou lotada. Todo o público estava ansioso para conferir as atrações do desfile que, neste ano, pela primeira vez, tinha um tema: Natal pelo Mundo.

Os 22 grupos participantes levaram para a rua principal da cidade elementos que marcam o Natal na Polônia, Lapônia, Filipinas, Espanha, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Guabiruba.

Cultura polonesa também foi representada no desfile | Foto: Marcelo Reis

A superintendente da Fundação Cultural, Paula Maiara Bohn, diz que a ideia de fazer o desfile com um tema surgiu com o objetivo de melhorar cada vez mais o evento. “Os grupos ficaram responsáveis por incorporarem elementos que são tradicionais no Natal de vários países. Cada um vai trazer uma característica, sem perder o estilo do desfile de Guabiruba”.

Outra novidade deste ano foi o dia escolhido para o desfile. Até ano passado, o evento era realizado aos domingos, entretanto, atendendo pedido do público, em 2019 a Fundação Cultural decidiu realizá-lo no sábado. “No ano passado fizemos uma pesquisa com o público para saber o que poderia melhorar no evento e grande parte da população pediu que o desfile fosse feito no sábado”.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler assistiu ao desfile do palco, acompanhado pelo vice-prefeito, Valmir Zirke, e da presidente da Câmara de Vereadores, Rosita Kohler, além de familiares e convidados.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de manter o espírito natalino sempre presente.

Durante o desfile, o público viu passar pela rua principal diversas alegorias, papais noéis, e como não poderia deixar de ser, os Pelznickel. A passagem da Sociedade do Pelznickel foi um dos destaques. Os papais noéis do mato agitaram o público, que aguardava ansioso a sua passagem.

Helicóptero no desfile

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guabiruba levou para a rua Brusque um helicóptero. A parceria com o Sindilojas de Brusque e a empresa RC Reciclagem, proporcionou a novidade para o desfile.

A vice-presidente da entidade, Patrícia Rothermel Ebel, conta que a CDL estava em busca de algo diferente para o desfile e encontrou o helicóptero que foi todo enfeitado. Dentro, um papai noel e um ajudante distribuíram balas para o público.

“Esse helicóptero representa bem a CDL, que quer voar cada vez mais. No desfile, vamos fechar o nosso ciclo de comemoração dos cinco anos da nossa entidade”, diz.

A Befana

A Associação Cultural Italiana de Guabiruba  (Acig) levou para o desfile a representação da Befana, uma bruxa que faz parte do folclore natalino em algumas regiões da Itália.

O diretor administrativo da associação, Amilton Stedile, explica que a Befana é celebrada, principalmente, no dia 6 de janeiro.

Bruxa Befana foi a atração da Associação Cultural Italiana de Guabiruba | Foto: Marcelo Reis

A lenda diz que quando os três reis magos estavam viajando para visitar Jesus, pararam em uma casinha bem simples, onde morava uma senhora chamada Befana. Os reis magos convidaram a mulher para ir visitar Jesus, mas ela recusou o convite. Mais tarde, ela se arrependeu e na noite do dia 5 para 6 de janeiro, ela pegou sua vassoura e saiu voando em busca de Jesus.

Como ela não sabia quem era o menino, decidiu presentear as crianças de todas as casas do caminho com seus doces. Desde então, na noite do dia 5 para 6 de janeiro, Befana traz doces para as crianças que se comportaram, e para aquelas que não se comportaram bem, ela deixa carvões.

“A Befana é muito celebrada, mais do que o Papai Noel em muitas regiões da Itália. Pode-se dizer que é como o Pelznickel”, diz.

A Acig distribuiu doces para o público junto com a história da Befana e do folclore italiano.