Ministério da Saúde informa que duas vacinas estão em falta no país
Previsão é que até outubro abastecimento esteja normalizado
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que recebeu nota informativa do Ministério da Saúde alertando que a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, está em falta na rede pública de todo o país.
A distribuição do imunobiológico foi prejudicada após o produto não passar no teste de qualidade, quando da chegada ao Brasil, uma vez que a vacina é importada. Ela é ministrada em três doses, aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.
A vacina DTP, também conhecida como tríplice bacteriana, que previne Difteria, tétano e coqueluche, também está em falta. Ela é feita com 15 meses e aos quatro anos. Em ambos os casos, os pais que estão procurando pelas doses nas salas da vacinação estão sendo cadastros e serão contatados quando da chegada, previstas para o mês de outubro.
A secretaria da Saúde informa ainda que todas as vacinas da rede pública são distribuídas aos municípios pelo Ministério da Saúde, através de solicitação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, sendo que cabe as prefeituras, a aplicação e conservação das mesmas.