Ministério do Turismo certifica Brusque na nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro
Informação foi disponibilizada na última semana
O Ministério do Turismo certificou o município de Brusque como integrante da nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro, que conta com 1.723 cidades e 294 regiões turísticas do País. A informação foi disponibilizada no site do Ministério do Turismo na última semana.
Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também ganhou reconhecimento pelo Ministério do Turismo. O Comtur é um órgão colegiado local, deliberativo, normativo e fiscalizador, que une esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, em questões do desenvolvimento turístico de Brusque.
O mapa é um instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas na área, oferecendo grandes oportunidades para as cidades e trazendo inúmeras vantagens para a gestão do turismo. “Ficamos muito felizes, pois é um importante passo para nossa cidade, que vai, inclusive, nos auxiliar na busca por recursos”, comemora a diretora-geral de Turismo, Rafaela Maestri.
Os municípios do País são classificados nos grupos de A a E no Mapa do Turismo, segundo suas características próprias, estando Brusque apontada, pelas suas especificidades, no grupo de cidades C. São levados em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, estão: a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Sob o título de berço da fiação catarinense, Brusque é conhecido pelo turismo de compras e atrai anualmente milhares de turistas para os centros comerciais de atacado e varejo. Mas, o turismo da cidade vai muito além disso, com o Parque das Esculturas, Santuário de Azambuja, Zoobotânico, Museu Casa de Brusque e grandes eventos como a Fenajeep e a Fenarreco.
Assista agora mesmo!
Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: