X
X

Buscar

Ministro da Previdência ganha título de cidadão honorário de Santa Catarina

Cidadão honorário? Em sessão solene, segunda-feira, o Parlamento de SC concedeu o título de cidadão honorário do Estado ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, como “reconhecimento aos relevantes serviços prestados” (?) por ele a SC. Desde então passou a se saber que a fila de espera do INSS, sob seu comando, fechou o ano […]

Cidadão honorário?
Em sessão solene, segunda-feira, o Parlamento de SC concedeu o título de cidadão honorário do Estado ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, como “reconhecimento aos relevantes serviços prestados” (?) por ele a SC. Desde então passou a se saber que a fila de espera do INSS, sob seu comando, fechou o ano de 2024 com 2,042 milhões de requerimentos de benefícios sociais e da Previdência à espera por uma decisão. Sem comentários.

O rei
Embora não se encontre nenhum sucesso recente dele, o cantor Roberto Carlos, das impagáveis composições “Amigo”, “Jesus Cristo” e “Detalhes”, dentre dezenas, tem milhares de fãs em SC, onde vai se apresentar, com casa lotada, dia 10, em Joinville, no Centreventos Cau Hansen, com a turnê “Eu Ofereço Flores”.

Bastidores 1
O colunista Lauro Jardim, de “O Globo”, surpreendentemente bem informado do que acontece em SC, relatou ontem dois interessantes bastidores da política catarinense. O primeiro: o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, publicou terça-feira no Instagram uma foto de uma audiência com o “supremo” Gilmar Mendes. O registro, no entanto, foi excluído horas depois. A imagem rendeu críticas a Jorginho Mello por aparecer rindo ao lado do ministro, um dos principais alvos do bolsonarismo dentro do Judiciário. Jorginho se reuniu com Mendes na semana passada para tentar reverter cotas da pesca de tainha impostas pelo governo Lula. O ministro é o relator de uma ação no STF que contesta tais cotas. Também integraram a comitiva os senadores Esperidião Amin e Jorge Seif, além de dois secretários. Questionado, o procurador não respondeu.

Bastidores 2
O segundo: a deputada estadual bolsonarista Ana Campagnolo (PL), autodeclarada antifeminista, quer acabar com a bancada feminina na Assembleia Legislativa de SC ao apresentar projeto que visa revogar dispositivos do regimento interno que preveem a existência de uma bancada feminina. Alega que é composta por apenas duas deputadas, o que seria uma “afronta” ao número mínimo exigido (um oitavo dos membros), e que ela tem sido usada como ferramenta de protagonismo simbólico e político. Mais, diz o colunista: ela pretende também proibir expressamente no plenário o uso de roupas curtas, justas, transparentes ou com cortes que exponham “indevidamente partes do corpo”.

FCC esclarece
Foi para dar mais acesso aos livros que o acervo da Biblioteca de Arte e Cultura, que estava no Centro Integrado de Cultura, foi transferido para a Biblioteca Pública de SC, no centro de Florianópolis, esclarece a Fundação Catarinense de Cultura. Como a BPSC recebe, em média, 300 visitantes por dia e tem 48 mil pessoas cadastradas, um público maior poderá ter contato com os livros. Além disso, será possível disponibilizar a maior parte das obras para empréstimo, o que antes não era possível. Apenas alguns livros raros permanecerão com consulta no local. Outro benefício é que os livros contarão com um plano de segurança, com catalogação e higienização.

Lido, alhures
O marqueteiro de Lula, Sidônio Palmeira, está usando um conjunto de estratégias de comunicação para melhorar a aprovação do presidente. Mas é bom lembrar de Abraham Lincoln, que disse: “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.”

Destino rico
Levantamento do site de relacionamento MeuPatrocínio levanta mais uma vez a bola de Florianópolis e Balneário Camboriú que, são respectivamente, o quarto e quinto destinos mais bem avaliados por homens ricos com mais de 35 anos quando o assunto são as viagens de feriado. Essa gente, chamada “sugar daddies”, tem uma renda mensal média de R$ 90.858 e desembolsa, em média, R$ 30 mil em viagem, como no feriadão de Carnaval. Trancoso, na Bahia, lidera o ranking nacional, seguido por Rio de Janeiro e Angra dos Reis.

Os postes!
Em pequenas cidades do interior a cada queda de energia, muitos imaginam a causa: alguém bêbado ao volante que bateu em algum poste. A propósito, ao grupo de comunicação ND a Celesc informou que em média nove deles são atingidos diariamente em SC. Em 2024 foram 3.206 que precisaram de troca ou manutenção após serem avariados em abalroamentos.

Infiltração
Desde o alto – Brasília, sempre! – até a prefeitura mais humilde, parece que o crime organizado está infiltrado. O que dizer de uma estagiária da Justiça Federal em SC, graduada em Direito, que, orientada por familiares, foi instruída a ter acesso a informações totalmente sigilosas e as repassou à falange criminoso PGC? Está presa.