Ministro de Desenvolvimento Regional realiza ato de entrega de obras da macrodrenagem no Centro de Brusque
Ato aconteceu na manhã desta terça-feira, 14
Ato aconteceu na manhã desta terça-feira, 14
Com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, a Prefeitura de Brusque realizou ato de entrega das obras de macrodrenagem da bacia das ruas Felipe Schmidt e João Bauer nesta terça-feira, 14.
O orçamento total da obra é de mais de R$ 4 milhões. A implantação das galerias em toda extensão da bacia Felipe Schmidt e João Bauer pretende solucionar os problemas causados pelas enxurradas, principalmente no verão, que acabam alagando rapidamente a área central.
O ministro Daniel destacou a importância dos técnicos para a finalização dessa obra e acredita que essa, assim como outras pelo Brasil, aconteceram por mudanças na gestão realizadas pela administração do presidente Jair Bolsonaro. Ele ainda elogiou o prefeito Ari Vequi (MDB) por inaugurar essa obra “invisível”, mas com impacto importante para a cidade.
“A prioridade do presidente é finalizar obras inacabadas pelo país. O pessoal em Santa Catarina sabe melhor que ninguém, que essas chuvas fortes, dão problemas. A melhor medida é a prevenção e proteção. O governo Bolsonaro investiu, desde 2019, R$ 3 bilhões em obras desse tipo, independente de quem ou quando contratou. Alavancamos, com o novo marco do saneamento, ampliação em 1.000% do investimento em obras do município em 12 meses. Esses novos mecanismos fazem com que o orçamento da União possa ser destinado para obras que precisam de investimento público”.
O secretário substituto da Secretaria Nacional de Saneamento, Daniel Galvão, o senador Jorginho Mello (PL), o vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner (Republicanos), representante da Caixa Econômica Federal, vereadores de Brusque, além de secretários e funcionários da prefeitura também participaram da solenidade.
Vequi destacou a agilidade e qualidade da obra e agradeceu o presidente, a equipe do Ministério e a Caixa pela parceria. “É uma obra muito importante, aguardada há mais de 20 anos pela comunidade. É assim que trabalhamos, resgatando projetos. Me sinto com a missão cumprida. Quando pegamos o projeto em 2017, que estava equivocado e levava essa obra para o Rio Branco, mudamos para seguir pela rua Paes Leme, ligando direto ao rio Itajaí-Mirim e dando mais velocidade para a saída da água. Agora, teremos maior desenvolvimento daquela região”.
O prefeito diz que a pavimentação das ruas transversais Vereador Guilherme Niebuhr, Gustavo Krueger, Sebastião Belli e Victor Tietzmann, que fazem parte das obras da macrodrenagem, serão finalizadas durante esta semana.
Após o ato, as autoridades andaram pelas ruas por onde foram realizadas as obras da macrodrenagem no Centro de Brusque.
De acordo com Vequi, a prefeitura que a Caixa Econômica aprove o projeto, que foi modificado pela equipe técnica da administração municipal, para lançar a licitação das obras na Bacia do Primeiro de Maio.
“Começou com galerias até o Sindivest. A partir dali, vamos seguir parte com túneis e retornando com galerias próximo à Dokassa. Assim como no Nova Brasília e na Osvaldo Heil, não dá para trabalhar com galerias porque temos locais que passam de 6 metros de profundidade. A saída que a nossa engenharia encontrou foi a utilização de túneis.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: