X
X

Buscar

Missa de Quarta-feira de Cinzas é celebrada na Igreja Matriz, em Brusque

Celebração marca início da Quaresma

A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou a Quarta-feira de Cinzas com missas às 6h, 16h e 19h30 na Igreja Matriz. A solenidade marca o início do tempo litúrgico da Quaresma e, também, o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2022.

“A Quaresma é um tempo de profunda espiritualidade, que orienta para uma prática penitencial, através de três grandes atitudes: o jejum, a oração e a caridade. O jejum está relacionado com a nossa caminhada pessoal e com o controle de nossos sentimentos”, destaca o padre Tiago Araújo, que presidiu a missa das 16h.

Durante a homilia, o sacerdote chamou ao presbitério, pessoas que exercem o ofício da pedagogia ou que são catequistas, em referência à Campanha da Fraternidade que, neste ano, fala sobre a educação através do tema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

“Todos nós somos educadores por natureza, uma vez que aprendemos através de nossos pais, tios e avós. Mas também temos os que exercem este ofício de forma profissional. O fato é que a educação é essencial para uma sociedade civilizada, que busca viver as virtudes do Evangelho e os valores que Jesus nos ensinou”, enfatiza padre Tiago.

Perspectiva da espiritualidade quaresmal

Padre Tiago chamou a atenção para a ausência de flores junto às imagens e na ornamentação do altar. É com sobriedade e silêncio, que serão vivenciadas as celebrações na Igreja Matriz pelos próximos 40 dias, em preparação para a Páscoa.

“Somos convidados a viver a proposta do evangelho no hoje da nossa história. Não é no amanhã e nem no passado. O tempo da salvação é agora e se reflete neste momento penitencial da Quaresma, com jejum, oração e caridade”, reforça.

Segundo ele, cada fiel tem a responsabilidade de buscar, no contexto de sua vida, o rumo à maturidade espiritual, que permite uma relação mais íntima e uma experiência mais profunda de Deus.

“A Quarta-feira de Cinzas tem o pó como sinal, para nos lembrar que do pó viemos e ao pó voltaremos. O que é eterno são as boas obras que praticamos, o perdão que damos e a compaixão que temos uns pelos outros”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube