Experiência e juventude: jogadoras do Barateiro convocadas à Seleção falam sobre momento
Missi e Bella integram grupo que fará seis dias de treinamentos em Sorocaba (SP)
Missi e Bella integram grupo que fará seis dias de treinamentos em Sorocaba (SP)
A goleira Missi e a ala Bella, do Barateiro Havan Futsal, foram pegas de surpresa com suas convocações à Seleção Brasileira de futsal, em contextos completamente diferentes: enquanto a arqueira de 31 anos, tetracampeã mundial, volta a vestir a camisa, a jovem de 21 anos celebra sua primeira chamada à equipe principal.
O anúncio da convocação foi feito oficialmente nesta terça-feira, 7, para seis dias de treinamento em Sorocaba (SP), nas instalações do Magnus Futsal. Foram chamadas apenas atletas que atuam no Brasil.
Missi tem vasto currículo pela Seleção, conquistando as quatro últimas edições do Mundial: de 2013 a 2015. A goleira, natural de Ilhota, no Médio Vale do Itajaí, iniciou a carreira pelo Criciúma, onde atuou de 2007 a 2012. Também passou pela Unifor-CE de 2013 a 2016, e estava na ADTB, de Telêmaco Borba (PR), antes de assinar com o Barateiro na virada para 2020.
A trajetória da goleira representando o Brasil começou em 2012, em seu último ano pelo Criciúma. Tinha 22 anos na época. Conquistou os Mundiais com a equipe até 2015, e figurou entre as 10 melhores goleiras do mundo no prêmio do site especializado Futsal Planet em 2015 e 2016. Retornar
“Estou bastante feliz, não imaginava que seria convocada depois de seis anos. As convocações passam também trabalho da equipe onde estamos. Fiquei surpresa, não imaginava mesmo”, comenta.
Missi espera que com a Seleção agora administrada pela CBF, a equipe e o futsal feminino possam atrair mais investimentos. E também está ansiosa pelas competições que podem vir pela frente. “Esta convocação agora é apenas para treinamentos, mas deve ter outras. Há a possibilidade de o Mundial voltar a ser realizado, inclusive no Brasil.”
Enquanto Missi volta a respirar os ares da Seleção principal, Bella os experimenta pela primeira vez. A ala de 21 anos começou seu caminho aos 15, saindo de Manibu, na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, para estudar em uma escola particular de Natal por meio de uma bolsa de estudos para jogar futsal. “Consegui terminar o Ensino Médio, comecei a faculdade e continuei jogando, sempre com a ajuda dos meus pais”, relata.
A partir de uma oportunidade para um teste no Leoas da Serra, de Lages, Bella começou nas categorias de base e chegou ao time principal. Em 2018, teve sua primeira convocação à Seleção Sub-20, e conquistou o título Sul-Americano no Chile.
Bella encerra a temporada de 2021 com 21 gols marcados, sendo uma das principais goleadoras do Barateiro. “Faz dois anos que estou no Barateiro, e essa foi minha primeira convocação para a Seleção principal. Estou muito feliz, ainda não caiu a ficha. Sempre sonhei e almejei chegar, e hoje eu cheguei, então só tenho que agradecer a todas as pessoas que me ajudaram nesse processo. Minhas expectativas para 2022 são as melhores, estou bem confiante após um ano de tanta evolução. É continuar trabalhando forte e colhendo esses frutos”, comemora.
O Barateiro Havan Futsal terminou 2021 com os títulos da Taça Brasil Sub-20 e da fase regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Foi quarto colocado na primeira edição do Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB) e terceiro colocado nos Jasc. Foi sua primeira temporada com um time adulto/profissional desde 2016.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: