Moda Brusque sobrevive a jogo dramático e bate Bluvolei nas semifinais da Superliga B

Brusquenses desperdiçaram dez match points no terceiro set, mas venceram por 3 a 2

Moda Brusque sobrevive a jogo dramático e bate Bluvolei nas semifinais da Superliga B

Brusquenses desperdiçaram dez match points no terceiro set, mas venceram por 3 a 2

Parecia que seria mais fácil, mas o Abel Moda Brusque venceu o primeiro jogo das semifinais da Superliga B diante do Bluvolei/Furb/SME por 3 sets a 2 na noite deste domingo, 27. As donas da casa fecharam o placar com parciais de 25/18, 25/13 e 29/31, 22/25 e 15/10, na Arena Multiuso. O confronto melhor de 3 garante vaga na decisão e também o acesso à elite do vôlei feminino do Brasil.

Começo positivo

O Bluvolei começou o jogo aproveitando alguns problemas na recepção do Moda Brusque e abriu 6 a 3. Aos poucos, porém, o time da casa melhorou nesses fundamentos e o trabalho no bloqueio também começou a aparecer. Com passagens positivas no saque de Alê, Emily e Cacá, as donas da casa viraram para 10 a 8.

Com erros para os dois lados, o primeiro set foi equilibrado até a metade, mas as passagens no saque das ponteiras Kalu e Alê e a elevação do nível de Sassá acabaram sendo cruciais. A primeira conseguiu um ace para fazer 15 a 12 para o Moda Brusque e, a segunda causou problemas para a recepção do Bluvolei, ampliando a vantagem para 19 a 13.

As blumenauenses se desconcentraram e, apesar de tentarem uma reação na reta final, viram as donas da casa fecharem em 25 a 18, após um erro de Marina na tentativa de recepção na rede.

Domínio brusquense

O Moda Brusque seguiu no seu ritmo no início da segunda parcial. Com erros de comunicação e de recepção, o Bluvolei viu as rivais largarem logo com 5 a 2 no placar. Com a ponteira Monique e a central Mari mais envolvidas no jogo, porém, as visitantes se recuperaram e viraram para 8 a 7.

A curta vantagem, porém, foi pulverizada na sequência. As blumenauenses voltaram a ter problemas para virar as bolas e só venceram mais cinco pontos até o fim da parcial, enquanto o Moda Brusque manteve uma maior consistência. Emily e Alê passaram a ser mais efetivas, Julia teve grande passagem no saque e as donas da casa abriram 16 a 9. Na reta final, o técnico Vinícius Gomes colocou Ortega e Jana para tentar um novo encaixe para o Bluvolei, mas, sem deixar o nível cair, as donas da casa se impuseram e fecharam em 25 a 13.

Chances desperdiçadas

O início do terceiro set foi mais uma vez equilibrado, com o Bluvolei segurando uma pequena vantagem até o 5 a 4. O bloqueio do Moda Brusque e Sassá voltaram a crescer e o time da casa voltou a ser superior.

A curta distância no placar se manteve até uma passagem no saque da levantadora Cacá, que colocou o Moda Brusque com 15 a 12 de vantagem. Sem encontrar alternativas para superar a consistências das rivais, o Bluvolei voltou a sofrer para virar as bolas e não conseguiu acompanhar o ritmo.

Quando tudo parecia resolvido, em passagem no saque de Marina, as visitantes salvaram sete match points e chegaram a virar para 25 a 24, antes de a central mandar o serviço na rede.

O Bluvolei ainda salvou mais três match points, e, no fim, conseguiu confirmar uma virada incrível na parcial, com um ponto de Mari, fazendo 31 a 29.

Inconstância

Após a frustração do fim do primeiro set, as donas da casa começaram a quarta parcial focadas e abriram rapidamente 7 a 2. O nível, porém, não se manteve. O bloqueio e a recepção do Bluvolei passaram a funcionar e, em ótima passagem no saque de Yas, as visitantes venceram sete pontos seguidos para virar o placar.

Depois disso, o jogo ficou bastante equilibrado. As duas equipes alternaram melhores ações no bloqueio também a vantagem no placar. Em um momento chave, Bia, levantadora reserva que foi colocada em ação por Mauricio Thomas, errou uma bola relativamente fácil na rede, que colocou o Bluvôlei à frente com 15 a 12.

A rede com Mari, Monique e Jana continuou funcionando bem, e as blumenauenses esticaram a vantagem para 17 a 12. Do outro lado, o Moda Brusque seguiu com problemas para virar as bolas. Muito mais atenta na recepção, a equipe de Blumenau abriu 21 a 14 e, após desperdiçar três set points, fechou em 25 a 22 para forçar um tiebreak.

Vitória confirmada

O início do tiebreak foi ruim para o Moda Brusque, que perdeu os dois primeiros pontos em erros, mas depois o set desempate se equilibrou. As brusquenses chegaram a abrir 6 a 4 e depois 8 a 6, permitindo o empate do Bluvolei em ambas as oportunidades.

Na reta final, o Moda Brusque passou a forçar o jogo em  Sassá. Ela virou uma bola importante e depois conseguiu ataques que desequilibraram a recepção do Bluvolei e deram a vantagem de 13 a 9 para as mandantes, que finalmente conseguiram a vitória com 15 a 10, com a experiente central explorando o bloqueio.

Calendário

A segunda partida das semifinais está marcada para a sexta-feira, 1º, às 19h30, no Galegão, em Blumenau. Caso seja necessário, o terceiro jogo vai acontecer no mesmo ginásio, no dia 5, também às 19h30.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo