Modernização da Área Azul será implantada em 2017
Projeto já está finalizado e CDL aguarda apenas o fim do processo eleitoral para enviá-lo à Câmara de Vereadores
Projeto já está finalizado e CDL aguarda apenas o fim do processo eleitoral para enviá-lo à Câmara de Vereadores
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) já está com o projeto de modernização do sistema Área Azul pronto. A entidade aguarda apenas o fim do processo eleitoral que escolherá o nome que irá administrar o município nos próximos quatro anos para encaminhar o projeto para a Câmara de Vereadores e, então, colocar as mudanças em prática. A ideia é que o novo modelo do estacionamento rotativo de Brusque entre em funcionamento no início de 2017.
Leia também: Quase 40 motoristas são multados em operação de trânsito em Botuverá
Como o sistema hoje é manual, o novo projeto prevê uma gestão digital do estacionamento, além da ampliação da rede de venda de créditos e regularização de multas. O gestor executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira, afirma que a ideia do estacionamento com parquímetro chegou a ser cogitada pela entidade, mas devido aos custos de aquisição e manutenção, foi descartada. De acordo com ele, a CDL ainda está avaliando qual tecnologia será utilizada na nova fase da Área Azul. “Estamos estudando utilizar smartphone, um equipamento que escaneia a placa do veículo ou ainda uma máquina semelhante de cartão de crédito, em que a monitora digita o número da placa, e o sistema já emite um recibo para colocar no parabrisa do veículo”.
Viera destaca que mesmo os motoristas que não têm intimidade com tecnologia poderão utilizar o sistema sem preocupação, já que o projeto prevê pontos de atendimento na cidade em que o motorista poderá se dirigir e ativar a contagem do tempo pelo número do CPF e uma senha. “Se a pessoa não tiver o aplicativo que dá o start na contagem do tempo, a princípio poderá ter de 10 a 15 minutos para procurar o estabelecimento mais próximo para ativar”, explica.
O gestor da entidade adianta também que dentro do projeto de modernização do estacionamento está a implantação de uma Área Verde, que permitirá uma permanência maior do usuário em algumas ruas da cidade. “Nas áreas centrais onde precisa de rotatividade, a Área Azul vai continuar como é, mas em outras ruas há a possibilidade de criar a Área Verde”, diz.
Rotatividade na fiscalização
Hoje, a Área Azul conta com 600 vagas, espalhadas em 13 ruas. Com a modernização, o número de vagas com o sistema deverá aumentar para 1,2 mil. Sete monitoras são as responsáveis por fiscalizar o estacionamento atualmente, no entanto, após as mudanças, esse número também terá de ser ampliado.
No entanto, para a CDL isso poderá ser um desafio, já que é muito difícil contratar funcionários para esta função, principalmente devido à falta de respeito dos usuários com as monitoras. “As monitoras não têm culpa, estão fazendo o trabalho delas, como outro qualquer. Muitas vezes elas me relatam que sofrem agressões verbais e quase agressões físicas e, por isso, há muita rotatividade nesta função. Agora, estamos com uma equipe muito boa, bem entrosada, mas já perdi vários funcionários bons por conta do desacato dos usuários”.
“Estacionamento não é privativo, é rotativo”
Outro problema enfrentado pela entidade é o mau uso da Área Azul por parte dos usuários. Hoje, assim que estaciona, o motorista tem 30 minutos gratuito. Depois, se precisar, é necessário adquirir o cartão de uma hora. Passado este tempo, precisa tirar o veículo da vaga, mas isso, muitas vezes, não acontece e, então, acaba gerando uma irregularidade. “Se ganhou os 30 minutos de gratuidade, não tirou o veículo e não colocou o cartão, recebe uma irregularidade, que é a via vermelha”, diz.
Vieira explica que quando o usuário recebe a via vermelha, é que a CDL está fazendo uma notificação e dando o prazo de mais uma hora para ele retirar o veículo da vaga porque já está irregular. “Não pode renovar o cartão, não pode tirar da vaga de trás e botar na vaga da frente. Tem que tirar o veículo, não é troca de vaga, é troca de rua. E é isso que as pessoas não entendem, se não respeitar o prazo de mais uma hora para tirar o veículo dali, o agente de trânsito vai rastrear essa via vermelha, verificar que ela já está vencida e automaticamente vai expedir um auto de infração de trânsito, cabendo ainda a remoção do veículo”.
“Não adianta teimar em deixar o carro o dia inteiro. O estacionamento não é privativo, é rotativo. Quem trabalha no Centro, ou procura um estacionamento particular ou uma rua que não tenha o monitoramento. Pedimos a conscientização das pessoas para que respeitem o estacionamento rotativo. É para o bem do comércio”.
Após a modernização, o gestor da entidade afirma que o estacionamento terá um gerenciamento melhor e, por isso, terá uma “receita mais eficiente”. De acordo com ele, com o recurso arrecadado, a ideia da CDL é contribuir mais com a Orquestra de Câmara do Centro Empresarial de Brusque, com o Observatório Social e também com a decoração de Natal e da Fenarreco da cidade. “A CDL já ajuda, mas queremos ajudar ainda mais. A receita que vai entrar, será aplicada novamente no município”.