Modificações em contratos do PAC geram mais de R$ 1,5 milhão em aditivos
Somadas às outras obras licitadas pela prefeitura, foram mais de 30 acréscimos em valores desde 2015
Somadas às outras obras licitadas pela prefeitura, foram mais de 30 acréscimos em valores desde 2015
Conforme a Diretoria de Licitações da Prefeitura de Brusque, foram firmados, no último ano e no começo deste, 55 termos aditivos nos contratos do município com prestadores de serviço. Os aditivos referem-se à diminuição de valor de contrato – com supressão de serviços – e ao aumento do valor – com adição de serviços. Os aditivos mais vultosos foram registrados em obras do PAC Macrodrenagem.
Segundo o diretor geral de Licitações, Rafael Pinto também foram firmados 33 aditivos de prorrogação de prazos, os quais acontecem quando a empresa responsável por determinada obra pede mais tempo para entregar o serviço, sem alteração de valores.
Dentre todos os contratos firmados pela prefeitura, cinco termos aditivos tiveram alterações mais substanciais (acima de R$ 400 mil), todos oriundos de contratos para execução das obras de macrodrenagem do PAC, por causa de necessidades de readequações técnicas nos projetos.
Quatro desses termos aditivos, juntos, somaram R$ 1,4 milhão em acréscimo de valores pagos à empresa responsável por obras do PAC. A Catedral Construções, responsável pelas bacias Sete de Setembro, Limeira e São Leopoldo, recebeu como maiores valores aditivos a quantia de R$ 509,6 mil, em um termo, e R$ 400,8 mil, em outro.
A mesma empresa, também responsável pelas bacias Azambuja e Nova Brasília, recebeu como maior valor aditivo de contrato a quantia de R$ 504,5 mil, na assinatura de um dos termos.
Por outro lado, quantias vultosas também foram suprimidas dos contratos, ao longo da execução das obras. No contrato de execução das bacias Azambuja e Nova Brasília, o maior aditivo de supressão reduziu R$ 758,5 mil dos valores a serem pagos à empresa, por causa da redução da quantidade de material e serviço que era estimada no início do contrato.
Na obra das bacias Sete de Setembro, Limeira e São Leopoldo, o maior aditivo de supressão eliminou gastos de R$ 1,8 milhão.
Os procedimentos
Conforme a Diretoria de Licitações, o procedimento para a empresa solicitar um aditivo tem início quando se verifica, por uma das partes, a necessidade de alteração da qualidade do objeto, ou seja, com o introdução de algum item não previsto no projeto original.
A partir daí, o município verifica se estão presentes todos os requisitos legais para concessão do aditivo, como a necessidade, o interesse público, o preço de mercado conforme planilhas oficiais de engenharia, a dotação orçamentária existente e viabilidade jurídica.
Caso a prefeitura não concorde com algum aditivo solicitado por prestadora de serviço, ele pode ser indeferido. No ano passado, isso aconteceu só uma vez, com a empresa contratada para executar as obras das creches do Pró-infância dos bairros Santa Luzia e Rio Branco.
À época, a empresa solicitou um termo aditivo de prazos, que foi indeferido pela administração pelo fato de que as obras já estavam bastante atrasadas, segundo o diretor de Licitações, inclusive por falta de zelo da própria empresa.
Não satisfeita, a empresa ingressou com um mandado de segurança na Vara da Fazenda de Brusque, a qual manteve o indeferimento do pedido.