Momento histórico: Brusque tem primeiros vacinados contra a Covid-19
Vacinação foi realizada na tarde desta terça-feira
Vacinação foi realizada na tarde desta terça-feira
No meio da tarde desta terça-feira, 19, o recordista do Guinness World Records com 83 anos de atividade profissional, Walter Orthmann, foi o primeiro vacinado contra a Covid-19 em Brusque.
A vacinação foi realizada na Uniasselvi, e teve início pouco depois das 16 horas.
Além de Orthmann, foram imunizados o chefe de gabinete Aurinho Silveira de Souza, o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza e profissionais de saúde do município: Danieli Martins, enfermeira do Centro de Triagem; a técnica de enfermagem da UTI do Hospital Imigrantes, Maria Raquel dos Reis; Suelen Cunha Fernandes, do pronto atendimento do Hospital Dom Joaquim; Nereide Alexandre Aparecida da Silva Vech, vacinadora da Policlínica; Aline Fagundes, enfermeira do Samu; e o médico Eugênio José Paiva Maciel, diretor técnico e chefe da UTI do Hospital Azambuja.
Brusque recebeu 1.096 doses da vacina, que serão utilizadas para imunizar os profissionais da saúde e asilados com mais de 60 anos.
Na cerimônia simbólica que deu início à vacinação, o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, discursou sobre o momento histórico vivido nesta terça-feira.
“Hoje estamos presenciando um verdadeiro milagre, do trabalho da ciência, do esforço humano e da superação. Uma pandemia que se alastrou pelo mundo. Hoje, graças ao esforço sobre-humano de muitas e muitas pessoas, estamos diante da possibilidade da cura desta tão terrível doença”, afirmou.
O prefeito de Brusque, Ari Vequi, destacou que sempre foi interesse da prefeitura aplicar na população a primeira vacina que fosse devidamente aprovada, independente das questões políticas envolvendo a imunização.
Ele afirmou, ainda, que irá se vacinar contra a Covid-19, mas como não está nos grupos prioritários, irá aguardar a sua vez na fila. Vequi, assim como o secretário de Saúde, ressaltou que a vacina, atualmente, é o único tratamento comprovadamente eficaz contra a Covid-19.
Logo após ser vacina, Walter Orthmann deu uma breve declaração sobre o momento. “É uma nova vida para todos nós brusquenses. Eu fico muito honrado”, afirmou.
Aurinho Silveira de Souza, após vacinado, também se pronunciou. “Neste instante realmente é muito gratificante, me sinto privilegiado em receber a vacina. A apenas dois meses de completar 84 anos, me sinto revivendo a esperança de poder continuar trabalhando nas mesmas condições que desempenho há nove legislaturas”.