Monumento em homenagem ao padre Raulino Reitz é inaugurado no Zoobotânico de Brusque
Escultura 'Padre dos Gravatás' celebra o centenário de nascimento de um dos principais botânicos do Brasil
Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, 6, a escultura em homenagem ao centenário do padre Raulino Reitz.
O monumento ‘Padre dos Gravatás’, que tem 1,85 metro de altura, é uma obra do escultor brusquense Karl Teichmann e foi fixado no Parque Zoobotânico de Brusque. A partir de agora, os visitantes do parque poderão contemplar a escultura que está rodeada de bromélias, um dos símbolos dos estudos de padre Reitz.
A cerimônia de inauguração do monumento contou com a presença do prefeito em exercício, Ari Vequi, secretários municipais, vereadores e também dos alunos da Escola Oscar Maluche.
Na solenidade, o professor Aloisius Carlos Lauth, que está à frente das comemorações do centenário de nascimento de padre Reitz, destacou a história do homenageado e sua importante contribuição para a ciência no Brasil.
“O homem vale o preço do cumprimento de sua missão quando dedicado a causa de sua comunidade e o padre Raulino Reitz fez a sua parte de forma brilhante”, diz.
Lauth também é autor do livro ‘Flagelo da malária em Brusque’, em que relata parte da biografia de padre Reitz, principalmente sua contribuição para a erradicação da malária, pelo qual foi mundialmente reconhecido.
Além disso, padre Reitz também liderou a criação da Fatma e fundou o Museu Arquidiocesano de Artes Sacras, no bairro Azambuja.
“Essa escultura tem um grande significado para a comunidade brusquense”, afirma.
O prefeito em exercício, Ari Vequi, também destacou a história de padre Reitz e a importância de homenageá-lo na passagem de seu centenário de nascimento.
“O padre Raulino Reitz fez parte da história de Brusque e essa história que ficou marcada no país e também internacionalmente, merece ser destacada. Essa homenagem é mais do que merecida. Todos que visitarem o Zoobotânico agora poderão relembrar essa história”.
A solenidade também foi marcada pela entrega de homenagens. O professor Aloisius Lauth entregou certificados de agradecimento para Ari Vequi; João Beuting, secretário de Desenvolvimento Econômico; Igor Balbinot, superintendente da Fundação Cultural; Eduardo Serpa, diretor do Parque Zoobotânico, para o escultor Karl Teichmann e para o chefe de gabinete da prefeitura, Aurinho Silveira de Souza.
O diretor do jornal O Município, Cláudio Schlindwein, e o jornalista Marcos Borges, também foram homenageados pela produção da série de reportagens ‘Seguindo trilha de padre Reitz’, que celebrou o centenário de nascimento de um dos principais botânicos do país.