Morador critica distribuição de horários de atendimento preventivo na UBS do Emma II: “só até 15h”
Secretaria de Saúde se manifestou sobre o assunto
Um morador da localidade do Emma II criticou uma suposta falta de atendimento médico preventivo na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. O problema seria relacionado ao horário em que as consultas preventivas são realizadas na localidade.
Conforme o morador, que relatou a situação ao jornal O Município, há vagas somente até 15h. Ele alega que há pessoas que necessitam de atendimento no local, mas trabalham até 18h e não conseguem sair antes.
“Muitas pessoas trabalham em horário comercial até 18h e não conseguem sair durante o horário de atendimento. Chega a ser uma falta de respeito com a comunidade”, critica.
O que diz a Secretaria de Saúde
Procurada pela reportagem de O Município, a Secretaria de Saúde se manifestou sobre a reclamação do morador em nota. A pasta informou que o atendimento reduzido pode ocorrer em dias específicos, em ocasiões em que o médico da unidade possui consultas já agendadas. Confira a nota:
A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, informa que o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é das 8h às 12h e das 13h às 17h, e afirma que, neste momento, o médico do Emma II está de férias, mas que uma vez por semana, às quartas-feiras, um médico substituto é encaminhado para suprir a demanda.
Nos demais dias, uma equipe, formada por enfermeiro, técnicos, acolhem os usuários e dão o encaminhamento necessário. O atendimento reduzido pode ocorrer eventualmente em dias específicos, em que o médico tenha pacientes agendados, no caso de gestantes, crianças, idosos, mas não é uma regra em nenhuma das unidades.
*Colaborou Thiago Facchini
Leia também:
– Linhas que circulavam na rodoviária de Brusque antes da pandemia ainda não foram retomadas
– Festas de outubro movimentam e superam expectativas de hotéis e comércio de Brusque
– Urnas eletrônicas serão configuradas neste domingo para o segundo turno em Brusque
– Após manifestação de alunos, defesa de professora demitida em faculdade de Joinville se pronuncia
– Blumenau é segunda cidade com mais denúncias de crimes eleitorais em SC
– Assista agora:
“Temos que ultrapassar os obstáculos e não desistir”, diz brusquense que venceu o câncer de mama