Morador de Brusque contrai dengue em Pernambuco
Após confirmação, Vigilância Epidemiológica realizou uma varredura próximo a residência do paciente
Um morador de Brusque contraiu a dengue depois visitar recentemente a cidade de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Ao retornar, sentiu os sintomas e foi atendido em um hospital particular, que confirmou o caso através de exames de sangue feitos em um laboratório privado.
Após identificar o paciente, técnicos do programa de endemias realizaram uma Pesquisa Vetorial Específica (PVE) em um raio de cinquenta metros da residência, como determina o protocolo do Ministério da Saúde.
“Algumas larvas e mosquitos foram encontrados, porém nenhum era do Aedes aegypti, que transmite a doença. Isso tranquiliza no momento, mas continuamos alertando para que a comunidade não deixe água parada em seus imóveis” comenta Letícia Figueredo, Coordenadora do Programa de Endemias.
O procedimento padrão para a confirmação da dengue em municípios é feito exclusivamente por exames realizados no Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN).
O paciente de Brusque, realizou então um segundo exame a pedido da Vigilância Epidemiológica que comprovou que a doença. Este é o primeiro caso de dengue importado na cidade em 2019.
CORREÇÃO: Até 13h40, este texto informava que o paciente havia contraído a doença na Bahia. No entanto, a prefeitura, que é a fonte da informação, corrigiu para Pernambuco.