X
X

Buscar

Morador de Brusque cria livro de poesias durante a quarentena

Objetivo do escritor é passar uma mensagem de esperança

Morador de Brusque desde 2017, o uruguaio Nicolás González Bartz escreveu um livro de poesias durante o período de quarentena. O objetivo dele é passar uma mensagem de esperança.

Nicolás é historiador formado pela Universidade Potiguar e professor de disciplinas como história, geografia e sociologia. Ele conta que escrever o livro era um sonho antigo e com a quarentena teve tempo de por em prática, por ter mais tempo disponível. “Me ajudou a enfrentar o isolamento de uma forma mais suave, por assim dizer”.

Das 33 poesias que compõem o livro, algumas já estavam rascunhadas, mas muitas delas foram escritas desde o início do período de isolamento social. Vendo as notícias sobre a pandemia e percebendo que a situação se estenderia, resolveu focar em algo que pudesse exteriorizar os sentimentos. “Isso nesse momento foi libertador”, afirma o escritor.

Na poesia A Praça, Nicolás se inspirou na praça que fica no bairro Jardim Maluche. “Sempre levava minha filha lá, hoje por questões sanitárias não vou lá, mas sinto saudade da liberdade, era uma coisa simples”. Para ele, frequentar o local era algo comum e considera a praça uma extensão do quintal.

Outra referência do livro é o rio Itajaí-Mirim. “É um lugar poderoso e necessário para a manutenção da vida e neste momento de seca percebemos sua importância mais do que nunca”.

Para Nicolás a mensagem central do livro é a esperança. “Tenham esperança. O ser humano se reinventa sempre, a história mostra isso. Então não tenham medo, tudo vai dar certo”.

A intenção de Nicolás é colocar o livro para vender na internet no formato e-book, mas também deseja publicar a versão física por meio de alguma editora. Interessados em ler o livro podem entrar em contato por meio do telefone (47) 9 9623-2140.