Morador de Brusque faz vaquinha para pagar cirurgia de hérnia de disco

Ele esperar fazer a operação ainda neste ano para poder voltar a trabalhar o quanto antes

Morador de Brusque faz vaquinha para pagar cirurgia de hérnia de disco

Ele esperar fazer a operação ainda neste ano para poder voltar a trabalhar o quanto antes

Um morador do bairro Primeiro de Maio criou uma vaquinha para arrecadar dinheiro para realizar uma cirurgia de hérnia de disco extrusa. Rosemberg Cavalcanti Gonçalves, 34 anos, descobriu a doença há 21 dias e desde então tem sofrido muitas dores.

Ele já se consultou com alguns médicos que informaram que ele pode ficar na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), por dois ou três anos antes de conseguir fazer a cirurgia. Por esse motivo, ele criou a campanha para realizar a operação o quanto antes e voltar a trabalhar. “O caminho pelo SUS é muito demorado, já me informei com alguns médicos da cidade que trabalham no sistema. Eu tenho urgência, preciso voltar a trabalhar”, enfatiza.

Ele foi atrás de alguns médicos para fazer orçamentos antes de realizar a cirurgia. No entanto, quando criou a campanha o valor da cirurgia seria de R$ 30 mil, mas depois disso encontrou um médico que faz a operação por R$ 18 mil.

Ele ainda não sabe se vai alterar o valor que pretende arrecadar com a vaquinha. “Terei alguns custos com o pós operatório e não estarei trabalhando”, explica. Ele espera fazer a cirurgia ainda neste ano.

Ele já tentou um empréstimo no banco, mas não conseguiu. Além disso, alguns amigos informaram que tentarão ajudar, mas Gonçalves sabe que ainda assim não será suficiente.

Gonçalves diz estar desempregado há cinco meses. Com a doença ele precisou ficar acamado pois só consegue ficar deitado e andar curtas distâncias. A situação impossibilitou co morador a procurar um emprego.

O carioca veio para Brusque há um ano e meio em busca de uma vida mais sossegada. Vigilante de formação, Gonçalves pretende voltar a trabalhar o quanto antes para sustentar a família que consiste nele, a esposa e os dois filhos. Atualmente eles vivem com uma pensão que a esposa recebe, mas o valor é muito pouco para sustentar todos.

A hérnia de disco

Segundo ele, existem alguns casos de hérnia de disco extrusa que são tratados com medicamentos e terapias, mas infelizmente esse não é o caso de Gonçalves. “Já fui em três ortopedistas e todos me disseram o meu caso é apenas com cirurgia, devido o estágio da coisa”, diz.

Entre uma vértebra e outra existe um disco que quando é forçado acaba estourando. “Extrusa é porque rompeu a fibra do disco e vazou o gel que fica dentro do disco”, esclarece.

No momento, Gonçalves toma alguns medicamentos para controlar a dor, mas o alívio é apenas momentâneo. “Quem tiver interesse em ajudar um pai de família, que possa contribuir. Não tenho intenção nenhuma de ficar encostado pelo INSS, não quero nada disso. Quero simplesmente voltar a trabalhar.”

Para ajudar Gonçalves, basta entrar no site da campanha, fazer um cadastro e doar o valor desejado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo