Moradora de Brusque cuja morte foi contabilizada como Covid-19 teve aneurisma; secretário explica situação

Mulher de 48 anos faleceu nesta quarta-feira

Moradora de Brusque cuja morte foi contabilizada como Covid-19 teve aneurisma; secretário explica situação

Mulher de 48 anos faleceu nesta quarta-feira

O secretário da Saúde de Brusque, Humbero Fornari, explicou que a mulher de 48 anos que teve a morte associada ao coronavírus faleceu de um aneurisma cerebral. No entanto, a morte será contabilizada como Covid-19. A moradora do bairro Santa Rita faleceu nesta quarta-feira, 24.

Segundo ele, a mulher deu entrada no hospital com um derrame cerebral volumoso, ou seja, extravasamento sanguíneo que a levou ao óbito. Fornari diz que como a paciente era uma doadora de órgãos, e por ser jovem, é necessário realizar uma série de exames e testes como sífilis, HIV e o teste de Covid-19 antes do transplante.

“Entendo que foi um achado casual ela ter apresentado o Covid-19 positivo uma vez que ela não deu entrada e não teve uma história anterior de estar com sintomas gripais ou minimamente qualquer sintoma relacionado aquilo que nos faz pensar em doença de Covid-19”, diz.

O secretário também explica que muitas pessoas podem apresentar falso positivo, assim como é possível o resultado de falso negativo para coronavírus. “Se realmente ela apresentava ou não Covid-19 é algo que vai ficar em suspense. Mas como o teste deu positivo, a nossa estatística tem que computar como um óbito relacionado ao Covid-19”, pontua.

Fornari lamenta a morte da paciente e também pede para que a população realize o distanciamento social, convivência social responsável, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel, usar a máscara, não realizar aglomerações e, principalmente, “não ficar descansando em blocos, ou reuniões em praças, ou festinhas de acampamento”.

“Não façam isso, agora é o momento de estarmos mais preocupados porque as próximas duas semanas são bastante preocupantes para a Secretaria Municipal e para Vigilância Epidemiológica. Os números vão aumentar a gente sabe disso e pedimos a compreensão e colaboração de toda população de Brusque”, finaliza.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo