Moradora de Guabiruba contesta destruição de muro particular para obra de reurbanização

Prefeitura alega que população foi informada em 2019 em audiência pública

Moradora de Guabiruba contesta destruição de muro particular para obra de reurbanização

Prefeitura alega que população foi informada em 2019 em audiência pública

Uma moradora de Guabiruba entrou em contato com o jornal O Município na quarta-feira, 16, para informar que a prefeitura planeja destruir um muro que existe na frente da casa dela para construir uma calçada.

A casa, que fica localizada na rua Guabiruba Sul, está no mesmo lugar há 40 anos. Segundo a moradora, o muro é importante para a residência, pois é ele que protege a casa de um eventual impacto, caso houvesse acidente de trânsito.

“Há vários casos de acidentes na rua Guabiruba Sul. Ocorrências onde motos e carros entram dentro das casas. Como há um quarto na frente da casa, temos medo que a parede dele seja a única coisa que nos separa da rua”, diz a moradora.

Segundo ela, há outro problema: a casa é dos pais e, com isso, a segurança deles passaria a ser uma preocupação constante.

“Nós como filhos não podemos deixar eles sem segurança alguma. Imagina sem muro na casa. A prefeitura não quer entrar em acordo, só sabem ameaçar que vão derrubar o muro nem que seja com a ajuda da polícia. A casa já esta no local há 40 anos. A calçada vai passar por cima da janela do quarto dos meus pais”, alega.

Arquivo pessoal

Outras preocupações

Além do muro e segurança dos pais, a família se preocupa com o futuro do imóvel. Segundo a moradora, casa deverá passar por um processo de desvalorização após a derrubada do muro.

“Os outros moradores possuem espaço, vão derrubar o muro e refazer, porém, no caso dos meus pais, não tem como. Como ficar sem segurança, sem muro, sem poder abrir a janela do próprio quarto? A casa possui muro e tinha calçada, não existe nada de irregular na casa. A nova calçada vai passar pela janela do quarto. Com essa nova obra, saiu a calçada feita e agora o muro deverá ser retirado. Perderemos a privacidade, segurança e também valorização do imóvel”, diz a moradora.

Outro ponto da casa que também é alvo de preocupação da família é a varanda. Segundo o relato, ela acabará se tornando um ponto de ônibus.

“O prefeito [Valmir Zirke] já foi ate o local, falou que não tem o que ser feito e que o muro será retirado. Já fizemos boletim de ocorrência também. Estamos prejudicados nessa situação. Gostaríamos de resolver, sentar, ouvir propostas, porém não tem conversa. Pela parte deles é isso, aceitar, derrubar e pronto”, finaliza a mulher.

“População foi informada ainda em 2019”

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, Anderson Cavichioli, o muro deverá ser derrubado, e não há negociação quanto a isso.

“O projeto foi elaborado e aprovado pela população em audiência pública ainda em 2019. Tudo já é de amplo conhecimento dos moradores. Vários já não possuem mais os muros”, disse.

Ainda segundo ele, os muros mais antigos, como nesse caso, não são adequados para garantir a segurança aos pedestres.

“Precisamos vir com o gabarito oficial [que padroniza calçadas] para que a mobilidade urbana de toda população seja garantida. Importante dizer que a prefeitura auxilia esses moradores que vão perder os muros. Nós fizemos a remoção e auxiliamos na reconstrução. Fornecemos o material necessário, o morador fica somente com o custo da mão de obra”, finaliza o secretário.

Sobre a obra

De acordo com a prefeitura, a obra de reurbanização da rua Guabiruba Sul é de grande importância para o município. O projeto da pavimentação prevê um padrão de 14 metros de largura, sendo 10 metros de pista de rolamento e dois metros de passeio em ambos os lados.

O governo diz que ao longo de todo o trecho da rua Guabiruba Sul que está recebendo as obras, existiam várias edificações e muros construídos de forma irregular e que não atendiam ao padrão (14 metros), sendo essa situação observada com mais frequência em edificações mais antigas, nas quais muitas vezes a construção ocorreu sem projetos ou liberações por parte da prefeitura.

Com isso, vários muros e algumas edificações precisaram ser removidos e deslocados ao longo do trecho da via, para que seja possível executar a obra de acordo com o projeto e de acordo com o gabarito oficial da Rua Guabiruba Sul.

“Nesta linha, a Prefeitura de Guabiruba vem conversando com todos os proprietários dos imóveis onde se faz necessária essa intervenção em muros e edificações, orientando e auxiliando para que isso ocorra da forma mais tranquila possível”, informou a prefeitura.

“No caso específico dessa residência, trata-se de uma edificação um pouco mais antiga, onde existe um muro que precisa ser removido para a execução do passeio, ou seja, o muro encontra-se em interferência com o gabarito oficial e projetado da via. Importante ressaltar que todas essas interferências que estão acontecendo devido à obra de reurbanização da rua Guabiruba Sul foram previamente apresentadas à população através de audiência pública realizada antes da execução das obras”, conclui a prefeitura, em nota.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo