Moradora de Guabiruba relata experiência de irmão de 4 anos com boneca Momo no YouTube

Segundo reportagem de revista, personagem aparece no meio de vídeos populares na internet com mensagens suicidas

Moradora de Guabiruba relata experiência de irmão de 4 anos com boneca Momo no YouTube

Segundo reportagem de revista, personagem aparece no meio de vídeos populares na internet com mensagens suicidas

Uma reportagem da revista Crescer deixou os pais em alerta. De acordo com a matéria publicada na sexta-feira, 15, imagens aleatórias da Momo estão aparecendo em vídeos infantis populares na internet.

A personagem interrompe a exibição dos vídeos com mensagens assustadoras como, por exemplo, o que uma criança deve fazer para se suicidar. A boneca assustadora foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo”, viralizou no ano passado.

Veja também:
Homem nu é detido caminhando pelo Centro de Guabiruba

Vítima de câncer, moradora de Brusque faz vaquinha para pagar gastos com tratamento

Apresentadores do programa Fábrica de Casamentos estão em Brusque

A reportagem da revista Crescer relata como exemplo o caso de um vídeo de uma criança brincando de slime, conteúdo muito popular no YouTube, que é interrompido com imagens da Momo ensinando o passo a passo de como cortar os pulsos, literalmente, em inglês.

Rapidamente, surgiram vários relatos nas redes sociais, de pais e mães assustados com a possibilidade de os filhos terem tido contato com a personagem, e também fazendo um alerta para que os pais conversem com as crianças e monitorem tudo o que elas acessam na internet.

No início da tarde desta segunda-feira, 18, a guabirubense Franciele Caresias postou em seu perfil no Facebook um relato sobre o caso. Ela relata que faz algum tempo que o seu irmão de quatro anos não fica sozinho em nenhum cômodo da casa e que até domingo, todos em casa achavam a situação normal.

Entretanto, Franciele ficou sabendo sobre a boneca Momo e decidiu abordar o assunto com seu irmão. “Eu confesso que para mim ele não saberia quem era essa Momo, para minha surpresa, hoje de manhã eu perguntei se ele conhecia (mostrei uma foto da publicação) e ele tampou os olhos, disse que era a Momo”, diz.

Franciele afirma que ficou assustada e perguntou onde ele havia visto a personagem.

“Ele disse que viu no vídeo do Minecraft e nos vídeos do Aquarela Kids, que são os canais que ele mais gosta de ver, eu perguntei o que ela (a Momo) falava pra ele, ele disse pra mim que ela mandava ele dar facadas na barriga. Sim, uma criança de 4 anos falando isso”, relatou.

A guabirubense disse à reportagem de O Município que decidiu fazer a publicação para alertar outros pais. “Eu fui na inocência perguntar para ele, mas nunca achei que ele saberia. Ficamos muito assustados e por isso decidi deixar a postagem em modo público para que outros pais pudessem ver e ficar atentos”.

O que diz o YouTube
O YouTube enviou uma carta à revista Crescer, se manifestando sobre o assunto.

“Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo – prestamos muita atenção nisso.

Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade.

É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio/personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids”, diz o comunicado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo