X
X

Buscar

Moradora mais antiga de São João Batista morre aos 108 anos

Sepultamento acontecerá nesta segunda-feira, 10

Faleceu neste domingo, 9, em São João Batista, aos 108 anos, Bernardina Angeli Fagundes, popularmente conhecida como Dona Dinha. Ela era conhecida por ser a moradora mais antiga da cidade. Atualmente, ela vivia no bairro Colônia Nova Itália.

Dona Dinha está sendo velada na Capela Mortuária de Colônia Nova Itália. Seu sepultamento acontecerá nesta segunda-feira, 10, no Cemitério São José. O horário do sepultamento ainda não foi confirmado.

Segredo da longevidade

Em abril de 2019, Dona Dinha realizou uma entrevista pra o jornal O Município. Na época, a senhora centenária contou detalhes de sua longevidade.

Bastante carismática, Dona Dinha é enfática ao responder seu segredo para a longevidade: passar trabalho na vida e mesmo assim, seguir feliz. A mais nova entre os dez irmãos, a centenária afirma que foi a que mais passou trabalho na vida, trabalhando na roça, ajudando os pais.

Depois, casada com José Anastácio Fagundes, ela precisou cuidar do marido que faleceu devido a um câncer no rosto. Viúva aos 37 anos, precisou criar sozinha os três filhos, sendo que o mais novo tinha apenas um ano e um mês.

Na certidão de nascimento, Dona Dinha conta que possui 109 anos. Isto porque, segundo a centenária, na época, o registro foi feito com idade superior a real para que ela pudesse votar.

Reconhecimento estadual

Com a criação da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib), a centenária se tornou ainda mais conhecida por ser uma descendente de imigrantes italianos.

O pai de dona Dinha, Agostino Fidelle Angeli, chegou ao Brasil com 19 anos, junto com o irmão Domênico Fidelle Angeli. Os dois emigraram da Itália para o Brasil para reencontrarem o pai, Giuseppe Fidelle Angeli.

Por toda representação que Dona Dinha tem no bairro, ela já foi homenageada, inclusive com o título de sócia benemérita da associação. “Eu fico feliz com esse reconhecimento. As pessoas vêm me visitar, pedem para tirar foto comigo”, contou em vida.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube