X
X

Buscar

Moradores de instituições de Brusque também celebram o Natal

Instituições do município realizam a tradicional ceia e o almoço nos dias 24 e 25 de dezembro para seus moradores

O Natal é a data mais esperada do ano para adultos, crianças e idosos. É o momento de reunir a família para celebrar juntos o nascimento de Jesus e agradecer por todas as conquistas do ano.

Por ser uma data tão significativa e especial, instituições do município também celebram o Natal junto com seus moradores, assim como acontece em qualquer família. O dia é comemorado com muito amor e união para que, mesmo vivendo em condições consideradas atípicas, todos se sintam incluídos e tenham a oportunidade de viver a época mais mágica do ano intensamente.

No Lar Menino Deus, que acolhe pessoas com deficiência intelectual e múltipla em situação de vulnerabilidade, não pode faltar a Ceia de Natal na noite do dia 24 de dezembro.

Neste dia, os 13 moradores da instituição participam da ceia na companhia dos funcionários do lar. Além da ceia, o Natal é comemorado praticamente durante todo o mês.

“O nosso momento principal de Natal já aconteceu antes de alguns pegarem férias. Fizemos o nosso amigo secreto e nos divertimos muito”, diz a diretora administrativa da instituição e assistente social, Helena Dias.

A instituição também celebra o Natal junto com os visitantes. Nesta época do ano, muitas empresas e grupos de amigos realizam ações para arrecadar doações para as instituições da cidade.

No Lar de Idosos, a comemoração principal com todos os moradores e funcionários já foi realizada | Foto: Divulgação

“Nesta semana, praticamente todos os dias tínhamos visitas agendadas. Ficamos muito felizes em recebê-los, os nossos moradores aguardam sempre com muita ansiedade. As doações que recebemos são importantíssimas e garantem a continuidade do nosso trabalho”.

Helena destaca que o Lar Menino Deus funciona como uma família, por isso, a época de Natal é muito celebrada na entidade. “Todas as atividades que fazemos procuramos integrá-los e fazer com que se sintam em família. Poucos tem contato com sua família biológica, por isso, nós somos a família deles”.

“Tudo o que a gente faz é em função deles, por isso, temos o acolhimento do Natal tão forte aqui, é como se eles estivessem na família deles. É claro que nunca vamos substituir, mas fazemos de tudo pra suprir a falta. Pra eles é tudo muito difícil e nesta época do ano ainda mais, por isso, nunca deixamos de celebrar o Natal”, completa.

Assim como no Lar Menino Deus, no Lar Sagrada Família, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, o Natal também é celebrado. A instituição está toda enfeitada para aguardar a data.

Hoje, o lar está com quatro crianças acolhidas: uma de um ano e três meses, uma de oito e duas de dez anos. Duas delas vão passar o Natal com a família e retornam para a instituição depois do Ano Novo. As outras duas, passarão o dia de Natal no lar. Para elas, será preparado um almoço especial no dia 25 de dezembro.

“Enfeitamos bastante o lar para tentar trazer esse espírito e a magia de Natal para as crianças”, diz a administradora da instituição, Silvana Cestari dos Santos.

Os 62 moradores do Lar de Idosos Lions Clube de Brusque também comemoram muito a época natalina. No dia 24 e 25 de dezembro, muitos deles vão passar o dia especial junto com as famílias e retornam depois para a instituição.

Os que ficam no lar, ganham almoço especial de Natal no dia 25, com chester e sorvete de sobremesa.

“Não fazemos a ceia no dia 24, mas o almoço no dia 25. O nosso almoço comemorativo de Natal já realizamos para aproveitar a presença de todos. É um dia que tem que ser comemorado, por isso, fazemos questão de proporcionar isso a eles”, destaca a coordenadora do lar, Ursula Riegert.