Moradores do Lageado Baixo, em Guabiruba, reclamam de esgoto em ribeirão
Problema acontece há pelo menos dois anos, mas ainda não tem um prazo para ser solucionado
Problema acontece há pelo menos dois anos, mas ainda não tem um prazo para ser solucionado
Moradores da rua Maria Luiza Pollheim, no bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, estão sofrendo com problema de esgoto a céu aberto em um ribeirão que fica próximo às casas da via.
A dona de casa Ione Pollheim é moradora do local e afirma que a situação já existe há, pelo menos, dois anos, mas de alguns meses pra cá começou a piorar.
Ela conta que os moradores da rua já entraram em contato com a Prefeitura de Guabiruba e com o Ministério Público, mas até o momento nada foi feito para resolver o problema.
“Não sabemos mais o que fazer. Já fomos pedir para resolverem, mas até agora nada. É difícil conviver com essa situação”, diz.
Além do mau cheiro, os moradores do local precisam conviver com ratos e diversos insetos que acabam aparecendo por causa do esgoto. “Tem muito rato daqueles grandes, de esgoto mesmo. No ano passado pedimos para a prefeitura resolver, eles ficaram de vir dar uma resposta, mas até agora nada”.
A reportagem de O Município entrou em contato com o secretário de Obras, Jair Antônio Brambilla. Ele explica que a prefeitura tem conhecimento do problema, no entanto, não há previsão para que seja resolvido.
“Quando se trata de ribeirão é mais complicado porque envolve questões do meio ambiente, então não se pode canalizar de uma hora para a outra, precisa ter muita cautela”.
De acordo com o secretário, o problema se agravou devido à estiagem, já que o nível do ribeirão está baixo e gera uma concentração de esgoto residencial. “Como está tudo acumulado, acaba gerando mau cheiro. Mas quando o fluxo de água está normal, não dá tanto problema”.
O secretário diz que é preciso aguardar a empresa Atlantis Saneamento, que será a responsável pelo tratamento de esgoto no município iniciar os trabalhos para que o problema no local seja resolvido de forma correta.