X
X

Buscar

Moradores reclamam da cor da água fornecida pela Casan no Centro de Guabiruba

Empresa afirma que problema pode estar relacionado à falta de energia que atingiu o município

Moradores do Centro de Guabiruba foram surpreendidos com a cor da água que saiu das torneiras na semana passada. Segundo relato de leitores e segundo postagens no Facebook, o líquido estava marrom.

De acordo com a costureira Silmara de Oliveira, a água permaneceu escura de terça a quarta-feira da semana passada. Porém, até a última sexta-feira, ainda não havia voltado totalmente ao normal.

“Eu vi que a água estava escura apenas quando fui lavar roupas. Apenas usamos a água da Casan para isso, o resto vem de um poço. Então, acabou sujando muitas roupas. Eu tinha colocado algumas roupas claras da minha sobrinha e ficaram manchadas”, afirma a moradora.

Para não se surpreender de novo com a sujeira da água, Silmara, agora, espera encher totalmente a máquina antes de colocar as roupas.

“Eu tinha colocado uma calça branca que ganhei da minha sogra e ela ficou toda amarelada. Estou tentando limpar, mas está difícil. Se eu não conseguir, terei que tingir a calça”, lamenta. “Liguei no 0800 da Casan, deixei mensagem, mas eles não retornaram”, completa.

Assim como Silmara, outra moradora do bairro também reclamou da cor. Ela postou no Facebook imagens que mostram a sujeira da água.

O que a Casan diz
Segundo o responsável pela agência de Guabiruba da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Jocelito da Silva, o problema pode estar relacionado à falta de energia que atingiu o município.

“Na quarta-feira teve falta de energia de manhã e de tarde. Então, a estação ficou desligada e o reservatório acabou secando com ajuda do sol. Quando voltou a energia e a estação voltou a funcionar pode ter mexido com a parte interna da estação e pode ter levado essa sujeira”, argumenta. Embora Silmara afirme que tenha ligado para o 0800 da Casan, Silva diz que a empresa não recebeu reclamações sobre a sujeira.

Ele explica ainda que, quando a Casan recebe alguma reclamação, os funcionários se dirigem ao local e verificam a situação. Para solucionar problemas relacionados à sujeira na água, eles costumam “dar a descarga” na rede, ou seja, deixam a água escorrer até limpar.

A moradora do Centro, Silmara de Oliveira, descobriu que a água estava suja quando colocou roupas para lavar / Crédito: Divulgaçã