X
X

Buscar

Moradores reclamam da frequente falta de energia elétrica em Brusque

No Jardim Maluche, cerca de 6 mil residências e empresas ficaram sem luz nesta semana

Moradores de vários bairros de Brusque estão insatisfeitos com os serviços prestados pela Celesc, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado. São recorrentes as reclamações da falta de energia, principalmente nos bairros Jardim Maluche, Centro e São Luiz.

Leia também: Modernização da Área Azul será implantada em 2017

Na terça-feira, 26, cerca de 6 mil residências e empresas ficaram sem luz no Jardim Maluche. O engenheiro civil Yuri Schlindwein conta que a energia cai, em média, duas vezes por mês, sempre à noite. “Geralmente é perto das 20h, quando tem alguém tomando banho. Atinge o bairro inteiro, mas é algo que não deveria acontecer”.

Ele acredita que como o Jardim Maluche foi um dos primeiros bairros a ser projetado em Brusque, tanto o sistema de transmissão de telecomunicação como o de energia possuem transformadores muito antigos, o que ocasiona os problemas.

O contador Pedro Maffezzolli afirma que morou a vida inteira no Jardim Maluche e que o problema é recorrente. “É algo que nunca é resolvido. Se cai a energia num outro bairro, sempre interfere aqui. Além disso, sempre ficamos dependendo da central da Celesc em Blumenau”.

O presidente da Associação dos Moradores do bairro, Juares Graczcki, conta que o assunto já foi discutido e que as reclamações são frequentes. Ele afirma que na última reunião, moradores que às vezes não participam dos encontros estiveram presentes para falar sobre o problema. “É muita oscilação de energia. Não sabemos se é por causa das linhas de transmissão que são velhas ou algum transformador”.

O presidente garante que na próxima semana um ofício será encaminhado para a Celesc solicitando uma análise na rede e pedindo que providências sejam tomadas.

Casos pontuais

O engenheiro regional da Celesc de Blumenau, Valmir Dalbosco, diz que não existe uma causa específica para as quedas de energia elétrica em Brusque. Ele explica que o sistema da empresa no Jardim Maluche é composto de fiação sem isolamento, portanto, quando um objeto bate nos fios, pode causar falta de luz. Dalbosco diz que, eventualmente, algum equipamento falha, mas garante que os problemas são pontuais.

O engenheiro afirma que a maior probabilidade é de que animais batam na fiação à noite, no entanto, reforça que não é possível precisar as causas. “É feito o procedimento automático e não se encontra nada, às vezes é um defeito transitório. Algo encostou e fez com que desligasse por segurança”, explica.

Na queda de energia que aconteceu no Jardim Maluche na terça-feira, 26, ele afirma que provavelmente algum animal tenha batido na fiação. De acordo com a Celesc, a luz caiu às 18h47 e foi restabelecida às 19h14. Ficaram sem energia neste período 5.728 unidades consumidoras.

No sábado, 23, no Centro, uma chave abriu-se às 18h28, atingindo 12 unidades. O conserto foi realizado às 19h22, no entanto, para isso 3,8 mil unidades ficaram sem energia durante um minuto. Também no sábado, 27 unidades ficaram sem luz das 7h20 às 8h26 no São Luiz. Esse, segundo Dalbosco, era um serviço de conserto na rede e os clientes foram avisados.

Poucos registros no Procon

São poucas as reclamações registradas no Procon de Brusque sobre a falta de energia elétrica. Neste ano foram apenas quatro, de moradores do Centro, Cedrinho, Ponta Russa e Limeira, conforme explica o diretor administrativo, Anderson Merlo. Ele diz que há inúmeras reclamações por telefone, mas o registro formal não é feito no órgão.