Moradores reclamam da precariedade da Travessa da Amizade, no Azambuja

Prefeitura garante que repavimentação da via está prevista para iniciar em agosto

Moradores reclamam da precariedade da Travessa da Amizade, no Azambuja

Prefeitura garante que repavimentação da via está prevista para iniciar em agosto

Há cerca de quatro meses, os moradores da Travessa da Amizade, adjacente à rua Luiz Vanolli, no bairro Azambuja, sofrem com a situação da via. A estrada está danificada ao longo de toda a parte central devido a uma manutenção de tubulação realizada pela prefeitura de Brusque.

Leia também: Adolescente fica ferido em acidente de motocicleta na rodovia, em Botuverá

Como a via é uma ladeira, em dias de chuva intensa, os moradores da região mais alta têm dificuldade para chegar em casa de carro. A precariedade da travessa é tão grande que alguns deles precisam estacionar os veículos na Luiz Vanolli.

Moradora da rua há quase 15 anos, a autônoma Dina de Souza conta que os moradores já levaram um abaixo-assinado à prefeitura, porém, a administração municipal ainda não respondeu à solicitação.

“Isso é um descaso total com os moradores. Eles abandonaram a rua. Todo mundo reclama. Eles fizeram as bocas de lobo também, mas elas já estão entupidas de novo. E os carros não sobem a ladeira. É muito difícil”, conta.

Para auxiliar na passagem do carro nos dias de chuva, uma das idealizadoras do abaixo-assinado, a dona de casa Ana Maria Soares, precisa retirar a lama e as pedras que ficam sobre a via em frente à garagem de sua residência.

“Meu marido precisa subir de ré e vem deslizando até aqui. A situação realmente é complicada. É uma vergonha. Nós pagamos IPTU e ainda temos que conviver com isso. Esperamos que a prefeitura resolva logo”, diz.

Assim como Dina e Ana, a aposentada Terezinha Maria Cardoso, de 73 anos, também lamenta a situação da via. Ela conta que o genro, que também reside na rua, evita tirar o carro da garagem.

“Os pneus do carro ficam carecas por causa da força que tem que fazer para subir. Isso aqui está muito perigoso. Antes de mexer na tubulação já era ruim, depois piorou ainda mais”, afirma a moradora.

Repavimentação em agosto

Contatada pela reportagem, a Secretaria de Obras de Brusque se manifestou por meio da assessoria de imprensa. O órgão disse que a Travessa da Amizade integra o cronograma de manutenções e o serviço no local está previsto para iniciar em agosto, logo após as obras que estão em andamento em outras duas ruas.

Ainda segundo o órgão, a rua será repavimentada com concreto, mesmo material da atual pavimentação. A secretaria disse também que não finalizou o serviço quando realizou a manutenção na tubulação porque é necessário aguardar de 15 a 30 dias para assentar o material e para, posteriormente, pavimentar.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo