Moradores reclamam da retirada de lombadas no Bateas
Elas foram construídas no local sem a autorização da Secretaria de Trânsito e Mobilidade
Na tarde desta terça-feira, 2, moradores reclamaram da retirada de três lombadas na rua BA-031, no bairro Bateas. Elas foram colocadas no local há três anos pela comunidade, em virtude do fluxo constante de carros, sem a devida autorização do poder público.
De acordo com Gilmar Vilamoski, secretário de Obras, as lombadas foram retiradas a pedido da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, pois elas não atendem as especificações de trânsito.
“As pessoas não podem fazer lombadas em qualquer rua sem um órgão fiscalizador para orientar, afinal, elas precisam ter determinado tamanho e altura, dentro das especificações das leis de trânsito. Se alguém for lesionado por essas elevações ou ter seu veículo danificado, a responsabilidade recai sob a administração municipal. Por isso, precisamos tomar essa atitude”, explica Vilamoski.
Segundo Anselmo Dott, que mora há 16 anos na rua BA-031, os moradores fizeram as lombadas e a pavimentação, na intensão de diminuir a velocidade dos veículos e evitar acidente. Ele recebeu uma notificação da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, no dia 13 de novembro, solicitando que os moradores deveriam retirá-las do local.
“Tivemos uma reunião e decidimos asfaltar e colocar as lombadas aqui, porque do jeito que estava não podia ficar. Era um povo andando a toda velocidade para cima e para baixo, o tempo todo. Nós pagamos quase R$ 2.500 cada morador para agora vir a prefeitura e arrancar tudo”, reclama.
Chaiane Evangelista, de 24 anos, é mãe de duas filhas, uma de seis meses e outra de quatro anos, e alega que as lombadas trouxeram melhorias para os moradores da rua, mas também existem reclamações. “Já ouvi que em alguns casos, o pessoal que anda com carro rebaixado, se queixa muito porque essas lombadas estragam a parte de baixo do veículo. Mas eu penso que, desde que elas foram colocadas aqui na rua melhorou muito a segurança das crianças, principalmente”, conta.
De acordo com Vilamoski, os moradores que quiserem fazer novas elevações no local devem primeiro procurar a Secretaria de Trânsito para receber as orientações necessárias.