Divulgação
Moradores reclamam de água de esgoto empoçada em rua, no Souza Cruz
Situação ocorre há cerca de um mês; secretário afirma que resolução é uma prioridade da Secretaria de Obras
O aposentado Aurélio Gonçalves, de 74 anos, entrou em contato com o jornal O Município para denunciar uma situação que ocorre há cerca de um mês na rua João Aloísio Barni, no bairro Souza Cruz, em Brusque: a água do esgoto que vem das casas, que é direcionada para o bueiro, está empoçando na estrada.
O morador conta que ele e os vizinhos já entraram em contato com a Prefeitura de Brusque, mas sem sucesso. Gonçalves ligou para a prefeitura e a atendente o direcionou para a Secretaria de Obras, onde disseram que a solução pode demorar já que a pasta está com bastante demanda.
A reportagem entrou em contato com o secretário de Obras, Ricardo de Souza, que afirmou prioridade para resolver este problema. “Eu comprometo a verificar essa situação amanhã (sexta-feira), de manhã”, diz.
Souza conta que resolver problemas de esgoto a céu aberto é uma prioridade para a pasta. “É questão de saúde pública”, completa.
Problemas com esgoto
Segundo Barni, a água vem das casas da rua, mas o bueiro entupiu e o despejo está ficando no asfalto. Um dos problemas é o mau cheiro. “O cheiro é terrível, não dá pra abrir uma janela”, afirma.
Além disso, a preocupação também é com a água parada, que pode gerar focos do mosquito Aedes aegypti. “Se fosse questão de uma semana a gente até entendia, mas deve estar fazendo mais de mês”, finaliza o morador.