X
X

Buscar

Morre o empresário Leonardo Loos, de Brusque

Ele também foi presidente do Carlos Renaux por três vezes

Morreu na manhã desta segunda-feira, 7, em casa, Leonardo Loos, 80 anos, empresário e personalidade com contribuição para vários segmentos da sociedade de Brusque. Loos também foi presidente do Clube Atlético Carlos Renaux.

O velório ocorre a partir das 14h30 desta segunda, na capela mortuária do Centro. O sepultamento será nesta terça, às 10h, no cemitério Parque da Saudade.

Filho de Oswaldo Loos e Maria Dirschnabel Loos, Leonardo Loos era natural de Blumenau. Entretanto, desenvolveu-se em Brusque. Ele estudou no Colégio São Luiz e depois em Rio Negrinho e Florianópolis.

Loos começou a trabalhar muito cedo, aos 12 anos, na Fundição Hércules, iniciada pelo pai dele, Oswaldo. Na carreira profissional, ele também atuou em tecelagens e, depois de aposentado, abriu uma empresa. Por último, ele atuou na Lotherm Indústria e Comércio, junto com a filha Luciane.

Loos foi administrador do Zoobotânico de Brusque por oito anos. Ele também é um dos fundadores do Lions Clube Berço da Fiação, em 1972. 

No âmbito esportivo, Loos viveu a época dos clássicos do Renaux e do Paysandú. Ele foi presidente do Vovô por três vezes. 

Em 1978, ele  trouxe para Brusque o Vasco da Gama, com o time completo e com o craque Roberto Dinamite e Mazarope. E em seguida, ele trouxe o Fluminense com o time completo, com Marinho, Rivelino, dentre outros.

Loos deixa três filhos – Lotar Osvaldo, Luiz Carlos e Luciane Mery -, seis netos e uma bisneta.