X
X

Buscar

Morre Ordemar Darossi, o barbeiro mais antigo de Brusque, aos 84 anos

Segundo familiares, ele estava internado no Hospital Azambuja há cerca de 30 dias

Na noite desta quarta-feira, 9, morreu Ordemar Santo Darossi, o seu Darossi, aos 84 anos de idade, em Brusque. Ele era conhecido como o mais antigo barbeiro da cidade.

Segundo familiares, ele estava internado no Hospital Azambuja há cerca de 30 dias e teve uma parada cardiorrespiratória. Ele era natural de São João Batista e morador do bairro Azambuja. Casado, seu Darossi deixa um filho enlutado.

Ele tinha completado 71 anos de profissão em 2021. Com sete décadas de atuação, era referência para muitas famílias que frequentam a barbearia há gerações.

Em reportagem ao jornal O Município, seu Darossi contou que aprendeu o ofício com o pai, que era barbeiro em São João Batista. Ainda criança, aos 11 anos, ele se lembrava de já ajudar na barbearia, segurando a lamparina para iluminar os clientes enquanto o pai fazia o corte de cabelo e barba dos homens. “Eu ‘alumiava’ o pai à noite”, contou Darossi em 2019, “e naquela época não existia escola de barbeiro, quem aprendia, aprendia com o pai”.

Seu Darossi na história

Na reportagem, seu Darossi recordou que eram tempos diferentes na época que começou na profissão, quando se trabalhava de terno e gravata.

Depois dos cinco anos que em que auxiliou na barbearia do pai, que já ficava sob sua responsabilidade desde que tinha 13 anos, decidiu tentar a vida em Brusque. Mudou-se para a cidade em 2 de janeiro de 1955, e conseguiu trabalho com os barbeiros Alfredo e Anselmo Modesti. “Nos demos muito bem, sempre tive eles como da família”, disse na ocasião.

Mais cinco anos se passaram até que Darossi abrisse sua primeira barbearia, na avenida Cônsul Carlos Renaux, no Centro, onde permaneceu por 32 anos. Nesse meio tempo, o barbeiro constituiu família em Brusque.

Conheceu, namorou e casou-se com a esposa, Norma, com quem teve dois filhos, Fabiano e Fabrício. “O mais velho faleceu ainda criança, com dois anos. O outro mora na Itália há 15 anos, é enfermeiro”, contou ele em 2019, com orgulho.

Quando mudou-se para Brusque, Darossi não tinha a intenção de ficar: era para ser temporário, um período de aprendizado, apenas três meses. Mas, quando já fazia um certo tempo que havia saído de casa, recebeu uma visita do pai, que perguntou se ele iria voltar para São João Batista.

“Minha casa já era Brusque. Falei para ele que não ia esquecer do pai, da mãe, dos irmãos, mas essa já era minha segunda casa”, relembrou. “Se não fossem meus pais, eu não estaria aqui hoje. Eles me ensinaram muito”, disse o barbeiro, que é o terceiro dos 17 filhos que os pais tiveram.

Carinho especial

Para Darossi, todos os clientes que já passaram por ele eram especiais e não foram poucas as pessoas que tiveram os cabelos ou barbas aparadas por ele. “Todo mundo é muito importante, dos mais humildes aos mais ricos. Fico até bobo com o carinho que Brusque tem por nós [da barbearia]”, disse na época.

Depois de mais de três décadas na avenida Cônsul Carlos Renaux, Darossi mudou o estabelecimento para a rua Adriano Schaeffer, no Centro de Brusque, numa sala própria onde atendia desde 1991.

Além de ser referência para os profissionais da área na cidade, ele também recebeu reconhecimento por parte do município. Em 2015, Darossi recebeu a Comenda do Mérito Profissional da Câmara de Brusque. A homenagem veio pelos 65 anos de profissão, que ele completou naquele ano.

Para ler a reportagem completa sobre a história do seu Darossi clique aqui.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube