X
X

Buscar

Morre Teixeirinha, antigo craque do Carlos Renaux, aos 95 anos

Ex-atacante também atuou no Botafogo e foi considerado o maior jogador do futebol catarinense

O ex-jogador de futebol Nildo Teixeira de Melo, o Teixeirinha, faleceu no sábado, 9, aos 95 anos, vítima de Alzheimer. Ele teve passagens pelo Carlos Renaux nos anos 50. O corpo será encaminhado ao crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, município onde morava.

Teixeirinha nasceu em Tubarão, no sul do Estado, em 3 de agosto de 1923. Foi considerado o maior jogador de futebol nascido em Santa Catarina. Nacionalmente, teve destaque no Botafogo e no Bangu (RJ) entre 1947 e 1950. O ex-atacante também teve 21 partidas pela seleção catarinense entre 1944 e 1960.

Conforme lembra o blog do pesquisador Adalberto Klüser, o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos e Didi enfrentou o Carlos Renaux em Brusque em 30 de março de 1958, meses antes do primeiro título mundial do Brasil. Teixeirinha, na época, tinha 34 anos, e foi homenageado pela Rádio Anita Garibaldi, de Florianópolis, como o maior jogador de Santa Catarina. A partida terminou em 5 a 5, com gol do craque catarinense aos 31 minutos da primeira etapa.