X
X

Buscar

Morre Touchê, autor do primeiro gol da história do Brusque

Jogador passou também por Brasil de Pelotas, São José (SP) e Campo Grande (RJ)

Robson Ludgero de Jesus, o Touchê, faleceu nesta quinta-feira, 23, aos 61 anos, vítima de complicações de um tumor. Ele foi o autor do primeiro gol da história do Brusque, na vitória por 3 a 1 sobre o Hercílio Luz, no Augusto Bauer, em 24 de janeiro de 1988.

De acordo com o Terceiro Tempo, do UOL, Touchê recebeu o apelido por ser baixinho, com 1m65, numa referência ao desenho animado “Tartaruga Touchê”, famoso nos anos 70. Ele passou por Campo Grande (RJ), América de Linhares (ES), Vitória (ES), São José (SP), Brasil (RS), Ubiratan (MS), Dourados (MS) , Paysandú e Brusque.

Entre seus títulos, está a da Copa do Presidente de 1979, conquistado com o Vitória (ES) em Seul, capital sul-coreana. Era um torneio que tinha as seleções de Coreia do Sul, Bahrein, Sri Lanka, Sudão, Bangladesh, Coreia do Sul B, Malásia B, Tailândia, Indonésia, e o Vitória, representando o Brasil. O clube capixaba foi campeão vencendo todos seus cinco jogos.

Em 1982, Touchê conquistou a Taça de Prata, espécie de segunda divisão do futebol brasileiro, pelo Campo Grande (RJ). A final, disputada em três jogos contra o CSA, teve gol dele. Foi o que desempatou o segundo jogo, vencido por sua equipe.

Touchê também trabalhou no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque

O ex-jogador relembra o gol no especial Bruscão 30 anos, publicado por O Município em 2017. Afirma ter sido o gol mais bonito de sua carreira.